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Nesta seção são disponibilizadas informações sobre as receitas e despesas.

Despesa pública

É a aplicação (em dinheiro) de recursos do Estado para custear os serviços de ordem pública ou para investir no próprio desenvolvimento econômico do Estado. É o compromisso de gasto dos recursos públicos, autorizados pelo Poder competente, com o fim de atender a uma necessidade da coletividade prevista no orçamento.

Acesse as despesas estaduais, incluindo as da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Fhemig

Receita pública

Montante em dinheiro recolhido pelo Estado em virtude de arrecadação via impostos, taxas, contribuições e outras fontes de recursos, incorporado ao patrimônio do Estado, que serve para custear as despesas públicas e as necessidades de investimentos públicos.

Acesse as receitas estaduais, incluindo as da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Fhemig

A Fhemig, em consonância com as diretrizes e políticas governamentais da eficiência na utilização dos recursos e a oferta de serviços com qualidade e buscando contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, elaborou o planejamento estratégico institucional.

O planejamento foi elaborado através da análise e construção de cenários, onde foram avaliados os diversos fatores e variáveis conjunturais que poderiam impactar positiva ou negativamente no retorno da Fhemig para a sociedade mineira.

O planejamento explicitado na forma de mapa estratégico é a base para o estabelecimento das metas anuais e conseqüentemente do Acordo Interno de Resultados.

 

Acreditação Hospitalar

Segundo a Organização Nacional de Acreditação – ONA, a acreditação hospitalar é o método de avaliação dos recursos institucionais, voluntário, periódico e reservado, que tende a garantir a qualidade da assistência por meio de padrões previamente definidos.Constitui, essencialmente, em um programa de educação continuada e, jamais, em uma forma de fiscalização.

A utilização da metodologia busca a melhoria do gerenciamento da unidade e assistência ao paciente com qualidade, segurança e eficiência .

Para ser acreditado, o estabelecimento de saúde passa por uma avaliação de uma Instituição Acreditadora credenciada pela ONA .

A Fhemig tem hoje três unidades assistenciais em processo, devendo ser submetidas à Auditoria Diagnóstica e Auditoria de Certificação para o nível 2 em 2010 , com perspectiva de certificar toda a rede nos próximos dez anos.

 

Mapas Estratégicos

Mapas estratégicos são uma representação visual, dos objetivos estratégicos de uma instituição e de suas relações cruciais, além de possibilitar que a organização descreva e ilustre, em linguagem clara e geral, seus objetivos e as conexões que são o fundamento da direção estratégica.

O mapa estratégico da Fhemig foi estruturado a partir da organização dos objetivos estratégicos em quatro perspectivas:

Perspectiva Minas Gerais que trata da missão da Fundação;
Perspectiva do cliente que trata da excelência operacional, intimidade com o cliente e liderança dos produtos e serviços,
Perspectiva dos processos internos com objetivo de valorizar as atividades críticas da organização;
Perspectiva de aprendizado e crescimento que define as competências e habilidades essenciais, as tecnologias e a cultura organizacional necessárias para suportar a estratégia de negócios.

Mapa Estratégico - Fhemig
Mapa Estratégico - Hospitais Gerais
Mapa Estratégico - Urgência e Emergencia
Mapa Estratégico - Especialidades
Mapa Estratégico - Reabilitação e Cuidado ao Idoso
Mapa Estratégico - MG Transplantes

Missão

Oferecer atendimento de média e alta complexidade, fundamentado no cuidado humanizado e integral ao usuário do SUS.

Visão

Ser reconhecida como referência no atendimento de média e alta complexidade, associado à eficiência de sua gestão.

Valores

  • Humanização
  • Ética
  • Eficiência
  • Integralidade
  • Equidade
  • Agilidade
  • Qualidade

Histórico

Criada em 3 de outubro de 1977, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) é uma das maiores gestoras de hospitais públicos do país e abrange diversas especialidades de serviços hospitalares prestados à comunidade.

Trabalham na Fhemig mais de 13 mil profissionais que prestam assistência de alta e média complexidade, exclusivamente ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Fundação administra 19 unidades assistenciais e o MG Transplantes.


 MapaEstrategico2020 2023

A Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) vem se reestruturando para se adequar às mudanças que estão ocorrendo no Estado de Minas Gerais. Buscando cumprir sua função no Sistema Único de Saúde – SUS e atender o interesse público, a Fhemig revisou sua vocação institucional, priorizando principalmente a prestação de serviços de alta e média complexidade, maior eficiência e otimização dos processos e recursos.

Neste contexto, em 2019 elaborou-se o Planejamento Estratégico Fhemig 2020-2023 (PE), balizado por diretrizes do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado – PMDI, Conselhos de Saúde e diretrizes governamentais. Este instrumento tem por objetivo nortear as atividades da Fundação e posicioná-la no ambiente em que se encontra, a partir da análise dos cenários internos e externos, direcionando e organizando as atividades de cada unidade administrativa de maneira a garantir maior desempenho e eficiência.

O PE dividiu-se em duas etapas: planejamento e a operacionalização. A primeira é composta pela revisão da identidade institucional (missão, visão e valores), construção e análise do cenário ambiental (interno e externo) e a proposição de objetivos estratégicos, que organizados por meio da metodologia de Robert Kaplan, Balanced Scored Card, originaram o Mapa Estratégico Fhemig 2020-2023. A segunda etapa consiste na implementação das diretrizes preconizadas por meio da metodologia desdobramento de metas, que é composta pela decomposição das metas entre os níveis hierárquicos, controle e análise da efetividade das atividades e, por fim, a identificação e institucionalização das lições aprendidas.

A segunda etapa é operacionalizada principalmente pela ferramenta Pacto de Gestão Participativa (PGP). Criado pela Portaria Presidencial da Fhemig nº 1.098 de 23 de julho de 2015, o PGP é uma ferramenta de controle e engajamento, que por meio de remuneração por desempenho, direciona os esforços dos servidores para executar atividades alinhadas ao Planejamento Estratégico. Tal ferramenta é composta por metas e indicadores que mensuram o desenvolvimento dos objetivos estratégicos. O acompanhamento é feito bimestralmente para subsidiar a tomada de decisão e o melhoramento institucional contínuo. Dessa forma, é de extrema importância que os objetivos estratégicos traçados sejam conhecidos por todos, já que cada objetivo é executado e consequentemente conquistado, principalmente pelos níveis operacionais.

Por fim o desempenho de cada setor é considerado para definir o valor a ser pago pra Gratificação de Incentivo à Eficientização dos Serviços – GIEFS.

Ciclo P.E. PGP GIEFS


 

 

Subcategorias

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