e-SIC
Ouvidoria SUS
Credenciamento de profissionais médicos
Credenciamento Consórcios Intermunicipais de Saúde

A sala de imprensa da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) é um canal de comunicação entre a Fhemig e os profissionais da imprensa. Aqui, os jornalistas têm acesso aos boletins de estado de saúde, notícias, notas, contatos da Assessoria de Imprensa e outras funcionalidades que possam ser criadas. Para ter acesso ao conteúdo não é necessário cadastro.

A Assessoria de Comunicação Social da Fhemig está localizada na Cidade Administrativa de Minas Gerais, Edifício Gerais, 13º andar - lado par - Rodovia Papa João Paulo II, nº4.001 - Bairro Serra Verde - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 31.630-901. Ela é responsável pela comunicação institucional e pelo atendimento às demandas da imprensa relativas às 19 unidades assistenciais e ao MG Transplantes que integram a Fundação e que prestam assistência de complexidade secundária e terciária, exclusivamente, ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Fhemig funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e está organizada da seguinte forma:

Assessora de Comunicação Social:

Janaína de Oliveira

Atendimento à imprensa:

Michèlle de Toledo Guirlanda (coordenadora)
Fernanda Moreira Pinto
Alexandra Marques
Aline Castro Alves
Anni Sieglitz

Estagiário: Cesar Ferreira Alves

Contato:

Telefones:

(31) 3915-8490
(31) 3915-9332

As solicitações de entrevistas com fontes da Fhemig, os pedidos de informações estatísticas e de esclarecimentos quanto a fatos ocorridos nas unidades hospitalares da Fhemig devem ser realizadas por escrito e encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A coordenação de Jornalismo irá avaliar os pedidos e encaminhá-los a uma jornalista para que realize os contatos necessários com as fontes institucionais e responda ao veículo solicitante.

Caso seja do interesse da imprensa, as demandas também podem ser realizadas por telefone. Todavia, o contato telefônico não substitui a necessidade do envio da demanda por escrito.

As informações sobre estado de saúde nos casos de epidemias, acidentes, desastres e outros eventos que adquiram grande dimensão e caracterizem interesse coletivo, como também nas situações que envolvam pessoas públicas, são fornecidas diariamente no formato de boletins publicados na sala de imprensa sob a denominação de “Boletim de estado de saúde”.

A Assessoria considera pessoa pública toda aquela que, de alguma forma, ganhou notoriedade regional, nacional ou internacional. Do mesmo modo, são considerados como desastres de massa os acidentes coletivos nos quais se verifica grande número de vítimas graves ou fatais.

Ao informar o estado de saúde, a Assessoria não irá fornecer o nome ou qualquer outro dado que permita a identificação do(s) paciente(s). As informações se restringirão ao número total de pacientes que deram entrada no(s) hospital (is), e os níveis de gravidade do grupo. A única exceção são as pessoas públicas.

Nesse caso, desde que autorizada pelo paciente (ou parente de primeiro grau), que assinará formulário de autorização, a ACS informará o nome completo e o estado geral de saúde do paciente considerado pessoa pública. Em nenhuma circunstância, a Assessoria fornece o contato ou faz contato com parentes de pacientes internados nas unidades hospitalares da Fhemig.

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informa que sete dos nove pacientes admitidos no HJXXIII por conta do acidente com o caminhão-tanque no Anel Rodoviário já receberam alta.

Permanecem internados os seguintes pacientes:

1- Masculino - 64 anos - com aproximadamente 50% de área corpórea queimada, mantido sob cuidados intensivos com acompanhamento da cirurgia plástica na abordagem das queimaduras.

2- Feminino - 41 anos - estável com aproximadamente 22% de área corpórea queimada, mantida sob cuidados intensivos com acompanhamento da cirurgia plástica na abordagem das queimaduras.

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) informa que quatro dos nove pacientes admitidos no HJXXIII por conta do acidente com caminhão-tanque no Anel Rodoviário já receberam alta: uma mulher de 39 anos, um homem de 41 anos, uma adolescente de 13 anos e uma criança de 6 anos.

Permanecem internados os seguintes pacientes:

1- Masculino, estável - vítima de queimadura , mantido sob cuidados intensivos;

2- Feminino, 55 anos - inalação de fumaça, estável, em observação;

3- Masculino, 44 anos - inalação de fumaça e fratura de membro inferior, acompanhado pela ortopedia;

4- Masculino, 20 anos - estável, mantido em observação;

5- Feminino, 41 anos - vítima de queimadura, com proposta de abordagem cirúrgica.

No Hospital João XXIII deram entrada 09 vítimas do acidente com caminhão-tanque no Anel Rodoviário, na manhã de hoje (14/3):

1 – Masculino, idade não informada, estável, queimadura em torno de 42% de corpo.

2 – Feminino, 39 anos, estável, em observação por inalação de fumaça.

3 – Masculino, 41 anos, estável, em observação por inalação de fumaça.

4 – feminino, 13 anos, estável, em observação por inalação de fumaça.

5 – Masculino, 6 anos, estável, em observação por inalação de fumaça.

6 – Feminino, 55 anos, estável, em observação por inalação de fumaça.

7 – Masculino, 44 anos, estável, em observação por inalação de fumaça e em acompanhamento por fratura de membro inferior.

8 – Masculino, 20 anos, estável, em observação por inalação de fumaça.

9 – Feminino, 41 anos, estável, queimadura em torno de 15% do corpo.

Todos os seis pacientes encaminhados ao Hospital João XXIII na manhã de ontem, 21/02, já tiveram alta hospitalar. Os dois pacientes encaminhados ao Hospital Júlia Kubitschek tiveram alta no mesmo dia.

Links úteis

Credenciamento de profissionais médicos
EaD Fhemig
Banco de Leite Humano