Minas On-line
Go to menu| Jump to Content| Accessibility Toggle Contrast | High Constrast| Low Contrast

Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG

PrintE-mail

There are no translations available.

banner-casa-padre-damiao

Rodovia Ubá / Juiz de Fora, KM 06 sel-padre-damiao-uba
Bairro Zona Rural
Município Ubá

Pronto Atendimento 24h

Povoado de São Domingos

Quadro de Direção

Diretora
Vânia Lúcia Soares Jacob
e-mail: spd.direcao@fhemig.mg.gov.br

Perfil Assistencial
Atendimento Ambulatorial

Especialidades:

• Dermatologia
  • Pediatria
  • Ginecologia
  • Clinica Médica
  • Ortopedia
  • Otorrinolaringologia

Reabilitação:

• Ambulatório de Reabilitação: Atendimentos multidisciplinar em Reabilitação Física.

Atendimento Hospitalar:

• 25 leitos de Clinica Médica.

Atendimento Asilar:

• 175 leitos Asilares – Pavilhões

Atendimento Domiciliar :

• Aos pacientes hansenianos asilares.

Serviços de Apoio:

• Serviço de Esterilização de Materiais
  • Laboratório, Farmácia
  • Serviço de Raios-x
  • Eletrocardiograma
  • Lavanderia
  • Manutenção
  • Serviço de Nutrição e Dietética

1. Atendimento ambulatorial de reabilitação física

A Casa de Saúde Padre Damião - CSPD, localizada na Rodovia Ubá - Juiz de Fora km 06 no município de Ubá a 300 km de Belo Horizonte, foi criada em 1945, sendo chamada no início de Leprosário Padre Damião, uma homenagem ao belga Joseph de Veuster, nome de batismo do Padre Damião. A CSPD era vinculada a FEAL (Fundação Estadual de Assistência Leprocomanial) e passou para a FHEMIG em 1977, ano da criação da Fundação.

Quando foi inaugurada, a Casa de Saúde tinha a missão de prestar assistência aos hansenianos em regime de segregação social, de acordo com as diretrizes da época. Hoje, a CSPD é um centro de referência em atendimento a hanseníase e presta serviço de saúde aos usuários do SUS da microrregião de Ubá, através da regionalização da Unidade, com qualidade, humanização, resolutividade, garantindo a reabilitação e satisfação em nível de complexidade secundária. Além disso, é uma unidade regionalizada de referência em fisioterapia e reabilitação, com prevenção de incapacidades, com assistência em geriatria, pacientes fora de possibilidades terapêuticas.

Missão

Garantir acesso à saúde com segurança, qualidade e resolutividade, incorporando novas tecnologias, com protocolos clínicos bem definidos, dentro dos princípios do SUS.

Ser uma unidade de referência em reabilitação, geriatria e hanseníase.
FHEMIG|
Alameda Vereador Álvaro Celso, 100 - CEP 30.150-260 - Santa Efigênia -