Casa de Saúde Padre Damião

Direção
Adelton Andrade Barbosa

Perfil Assistencial

1. Atendimento ambulatorial, via regulação central SUS-FÁCIL/MG.
  2. Especialidades: Dermatologia com ênfase em hanseníase e leishmaniose, Pediatria, Ginecologia, Clínica Médica, Ortopedia e Otorrinolaringologia.
  3. Serviços: Exames Laboratoriais, Diagnóstico e Imagens: Raio-X, Ultrassonografia e Eletrocardiograma, Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição e Linha de Cuidado ao Idoso.
  1. Ambulatório de reabilitação: atendimento multidisciplinar em reabilitação física.
  2. Atendimento hospitalar: 20 leitos de Clínica Médica.
  3. Atendimento domiciliar e linha de cuidado ao idoso e aos pacientes acometidos pela hanseníase residentes nos lares inclusivos e residências.

A Casa de Saúde Padre Damião (CSPD) - localizada na Rodovia Ubá-Juiz de Fora, km 06, no município de Ubá, a 300 km de Belo Horizonte - foi criada em 1945, com a denominação de Leprosário Padre Damião, em homenagem ao belga Jozef Damien De Veuster, nome de batismo do Padre Damião. A CSPD era vinculada à Fundação Estadual de Assistência Leprocomanial (Feal) e foi integrada à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) em 1977, ano de sua criação.

A CSPD tinha a missão de prestar assistência às pessoas portadoras da hanseníase, em regime de segregação social, de acordo com as diretrizes da época.

Hoje, a CSPD é um centro de referência em atendimento à hanseníase e presta serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da microrregião de Ubá, por meio da regionalização da unidade, com qualidade, humanização e resolutividade, garantindo a reabilitação em nível de complexidade secundária. Além disso, é uma unidade regionalizada de referência em fisioterapia e reabilitação, com prevenção de incapacidades, e assistência em geriatria a pacientes fora de possibilidades terapêuticas.