Minas On-line
Go to menu| Jump to Content| Accessibility Toggle Contrast | High Constrast| Low Contrast

Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG

PrintE-mail

There are no translations available.

banner-alberto-cavalcanti
sel-hosp-cavalcanti

 

Endereço

Rua Camilo de Brito, 636
Bairro Padre Eustáquio
Município Belo Horizonte
CEP 30730-540

Horário de Funcionamento

Pronto atendimento 24h

Linhas de ônibus

9408, 4111, 4110, 4034, 4802 A

Telefones

(31) 3469-1800 Fax: (31) 3462-9090

Quadro de Direção

Diretor
Gustavo Marques Braga
e-mail : hac.diretoria@fhemig.mg.gov.br

Perfil Assistencial

Pronto Atendimento a Pequenas Urgências dia e noite em Clínica Médica, Pequenas Cirurgias, Pediatria - Ambulatório - Internação

Especialidades:

Clínica Médica, Cirurgia Geral, Urologia, Ginecologia Cirúrgica, Oncologia, Mastologia, Quimioterapia, Cardiologia, Cirurgia Torácica, Proctologia e Angiologia.

Ambulatório:

Clínica Médica, Cirurgia Geral, Urologia, Ginecologia Cirúrgica, Oncologia, Mastologia, Quimioterapia, Cirurgia Torácica e Proctologia (para adultos).

Serviços

  1. Atendimento em urgência de clínica médica
  2. Atendimento médico de urgência para traumas ortopédicos em vítimas de acidentes em estado grave
  3. Atendimento médico em urgências pediátricas
  4. Atendimento médico especializado a pacientes com câncer
  5. Tratamento médico para adultos que necessitam de cuidados intensivos e intermediários

Histórico

O Hospital Alberto Cavalcanti - HAC fica no bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte, e foi inaugurado em 1936 com o nome de Sanatório Minas Gerais. Sua missão na época era tratar os pacientes de tuberculose.
O Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Bancários - IRPB adquiriu o sanatório em 1947, que passou a se chamar Sanaminas. Nome que ficou conhecido em todo país até 1956. Nos quatro anos seguintes a unidade ficou fechada para reforma reabrindo em 1960 com o nome de Sanatório Alberto Cavalcanti, o mais moderno centro para tratamento da tuberculose no país. Antes de integrar a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - Fhemig, o hospital pertenceu ao Instituto Nacional de Previdência Social - INPS e em seguida ao Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social - Inamps.
Hoje o Alberto Cavalcanti é um hospital geral de porte médio, com serviço de mastologia, cirurgia geral e especialidades como clínica médica, oncologia, serviço de urgência e ambulatorial.

Missão

Prestar assistência com qualidade e universalidade, nos âmbitos hospitalar, ambulatorial e domiciliar, nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, endoscopia, oncologia, urologia e saúde da mulher, disponibilizando para tal os recursos mais modernos de atuação.

Visão

Desenvolver metodologias específicas para atendimento de excelência na prestação de serviços de saúde nas áreas envolvidas na missão institucional.

FHEMIG|
Alameda Vereador Álvaro Celso, 100 - CEP 30.150-260 - Santa Efigênia -
Telefones de Contato