e-SIC
Fale conosco
Ouvidoria SUS
Credenciamento de profissionais médicos
Credenciamento Consórcios Intermunicipais de Saúde

Notícias

24/06/2023

Minas capta sete órgãos para transplante

Aeronave do Governo de Minas foi usada em uma das operações do MG Transplantes

Duas aeronaves do Comando de Aviação do Estado de Minas Gerais (Comave) decolaram, na noite dessa quinta-feira (23/6), para missão de esperança. Sete órgãos foram captados pela equipe do MG Transplantes no município mineiro de Barbacena.

 

Na parte da noite, a aeronave King Air 350 e o helicóptero Guará 02 saíram de Belo Horizonte com destino a Barbacena, no Campo das Vertentes, com uma equipe de oito médicos e enfermeiros, onde foram captados um coração, um pâncreas, um fígado, dois rins e duas córneas.

Os múltiplos órgãos captados no Complexo Hospitalar de Barbacena, da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), vão contribuir para a manutenção da vida daqueles que aguardam na fila.

O coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do hospital, o enfermeiro Márcio Resende, participou da abordagem da família do doador.

"Para a gente é muito importante esse momento, onde conseguimos, diante do diagnóstico da morte encefálica, oferecer para a família a possibilidade da doação. É uma forma de ressignificar a dor. Afinal, transforma a perda em esperança para que outras pessoas tenham melhor qualidade de vida", afirma.

Omar Lopes Cançado, diretor do MG Transplantes, que também pertence à rede Fhemig, ressalta que um doador pode salvar oito ou mais pessoas que esperam por transplantes. Ele destaca que é importante que as pessoas conversem com seus familiares e expressem sua vontade de doar órgãos e tecidos, pois apenas a família pode decidir sobre a doação.

A serviço dos mineiros

O uso compartilhado das aeronaves do Governo de Minas é uma determinação do governador Romeu Zema desde o início da gestão.

Algumas das aeronaves utilizadas para transporte aéreo eram de uso exclusivo para os chefes do Executivo. Hoje, elas servem de apoio estratégico em diversas missões, entre elas salvar vidas e levar esperança para os mineiros e mineiras.


Por Agência Minas
Foto: GMG/ Divulgação

Links úteis

Credenciamento de profissionais médicos
EaD Fhemig
Banco de Leite Humano
Doe Orgãos
Protocolos Clinicos
Redes Sociais

Processos seletivos - Notícias

Documentos

  • Programa de prevenção à corrupção
  • Canal denúncia CGE-MG
  • Declara SUS
  • Portal do Servidor MG
  • SEI/MG
  • Gestão do cuidado - COVID-19