/images/banners/minas_on_line/minasonline.jpg

• Odontologia
  • Cirurgia ambulatorial

Reabilitação:

• Ambulatório de Reabilitação: Atendimentos multidisciplinar em Reabilitação Física.
  • Sapataria ortopédica : confecção de sapatos ortopédicos e palmilhas adaptadas

Atendimento Hospitalar

Hospital Orestes Diniz

• 12 leitos de Clinica Médica.
  • 10 leitos de Pronto- Atendimento

Atendimento Asilar

• 76 leitos Asilares – Unidade Gustavo Capanema
  • 31 leitos Asilares- lares abrigados

Atendimento Domiciliar

• Aos pacientes hansenianos asilares.

Serviços de Apoio

• Serviço de Esterilização de Materiais
  • Laboratório
  • Farmácia
  • Serviço de Raios-x
  • Eletrocardiograma
  • Rouparia
  • Manutenção
  • Serviço de Nutrição e Dietética

1. Atendimento ambulatorial de reabilitação física

A Casa de Saúde Santa Izabel foi fundada através de uma lei, em 22 de setembro de 1921. O Governo desapropriou o título de utilidade pública, os terrenos mananciais e benfeitores da Fazenda do Motta, no município de Santa Quitéria, a 40 Km de Belo Horizonte, servida pelas estradas de Ferro Central do Brasil e Rede Mineira de Viação, pela via de chegada das Estações Carlos Chagas, em Mário Campos. No dia 12 de outubro de 1931, foi lançada a pedra fundamental da Colônia Santa Izabel e, em 23 de dezembro, foi inaugurada a Casa de Saúde Santa Izabel, com a chegada dos primeiros internos. Na época, foi considerada como modelo de leprosário, com grandes pavilhões, onde os internos eram divididos por sexo e faixa etária.

Assim como nas prisões, eram mantidos sob constante vigilância. Os pavilhões eram coordenados por freiras e as regras de convivência eram rígidas, com punição para aqueles que ousavam infringir tais regras. Com o objetivo de impedir a fuga dos internos, havia moeda própria e guaritas com correntes nos limites do Sanatório. A saída de pacientes, bem como a entrada de visitantes, só era permitida com autorização da administração, na época, Intendência.

Em 1937, Santa Izabel chegou a abrigar cerca de 3.886 pacientes; as condições da época levaram muitos deles ao suicídio. O esporte e a cultura tiveram papel importante, destacando o Coral Os Tangarás de Santa Izabel e os clubes de futebol que fizeram parte da história do povo izabelino. A vida cultural na Casa de Saúde Santa Izabel era muito intensa, sendo que a maioria girava em torno do Cine Teatro Glória, do Clube Recreativo e do Salão de Jogos no Cine Teatro Glória. Havia sessões de cinema, festivais de teatros, bailes aos sábados e domingos. Esses eventos eram animados pelo grupo de jazz formado por internos da própria Colônia Santa Izabel. No Salão de Jogos eram promovidos bingos e jogos, envolvendo toda a comunidade.

Somente em 1965 foi permitido que os pacientes deixassem a instituição, mas a maioria permaneceu interna já que tinha consciência que não seria aceita fora dos limites da Colônia.

]á a Casa de Saúde Santa Izabel iniciou seus trabalhos de prevenção de incapacidades em Hanseníase somente em 22 de agosto de 1988, com uma fisioterapeuta e uma terapeuta ocupacional prestando serviço em consultório ambulatorial. No ano de 1992, houve ampliação do quadro de funcionários, possibilitando a ampliação do serviço de Reabilitação, que funcionou inicialmente no antigo Pavilhão Mário Campos. Devido a um incêndio em 1998, o serviço foi transferido, provisoriamente, para o segundo andar da Unidade Assistencial Gustavo Capanema, onde permaneceu funcionando até outubro de 2005, quando foi transferido para a realização da reforma do prédio.

A Casa de Saúde Santa Izabel está localizada em Betim e faz parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba: Betim, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Mário Campos, Piedade dos Gerais, Rio Manso, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.

Missão

Prestar assistência humanizada e de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de complexidade secundária e terciária, priorizando as pessoas atingidas pela hanseníase, idoso e aos que necessitam de reabilitação.

Visão

Tornar-se referência nacional em reabilitação, hanseníase, cuidado ao idoso, humanização e exemplo de patrimônio histórico revitalizado.

Acesso Rapido