/images/banners/minas_on_line/minasonline.jpg

Quadro de Direção

Diretor

Wander Lopes da Silva

O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena - CHPB, localizado na Praça Presidente Eurico Gaspar em Barbacena - a 165 km de Belo Horizonte, foi inaugurado em 1903. Primeiro hospital psiquiátrico público de Minas Gerais, trabalhava na assistência aos "alienados" do Estado, onde antes funcionava um Sanatório particular para tratamento de tuberculose.

O CHPB pertencia à FEAP (Fundação Estadual de Assistência Psiquiátrica) e passou a pertencer a FHEMIG em 1977, com a criação da Fundação. Em 1911, a instituição tornou-se um Hospital-colônia, onde o trabalho era considerado a principal forma de terapia. Na década de 80, ocorreram mudanças com a reestruturação física e a humanização, iniciadas com objetivo máximo de reintegrar o paciente ao convívio social. Foram criadas estruturas alternativas como: internações de curto prazo - Ambulatórios, Hospital-dia, Centros de convivência, Oficinas Terapêuticas e Módulos Residenciais.

Na década de 90 houve a efetivação/concretização dos serviços alternativos, projetos de atenção global à saúde com o início da construção do Hospital Geral e projetos culturais, como o Museu da Loucura. A partir do ano de 2000, com a desospitalização mais crescente e o empenho para finalizar as obras do Hospital Geral Regional e da área de pronto atendimento, cria-se de fato um novo rumo para o CHPB - ganhando mais força ainda com a elaboração de seu planejamento estratégico, construído em conjunto com a comunidade hospitalar, que passa a traçar os rumos e ações a serem desenvolvidos para a continuação dos projetos de humanização e desospitalização e os caminhos para estabelecer parcerias para a consecução do Hospital Geral Regional.

Missão

Prestar assistência à saúde mental dos usuários do SUS, com qualidade, que garanta o cuidado, a inclusão social e a emancipação.

Visão

•    Tornar-se centro formador de recursos humanos para a saúde, com ênfase na pesquisa e aprimoramento dos processos;
•    Ser interlocutor permanente da comunidade quanto às suas necessidades em atendimento de saúde;
•    Trabalhar para que o Hospital seja uma organização pública resolutiva, referência do SUS na região de Barbacena; para isso, busca um gerenciamento pela qualidade, a fim de atingir a excelência no atendimento;
•    Trabalhar para a continuidade do processo de desospitalização de pacientes crônicos, conforme preconizam as portarias da reforma psiquiátrica, diminuindo gradativamente os leitos asilares.

Perfil Assistencial

•    Internação:

Atendimento psiquiátrico para pacientes agudos

Usuários de longa permanência

Ambulatório de Saúde Mental - consultas eletivas