Casa de Saúde Padre Damião

• Otorrinolaringologia
• Cardiologia

Reabilitação
• Ambulatório de reabilitação: atendimento multidisciplinar em reabilitação física.

Atendimento hospitalar
• 20 leitos de clínica médica.

Atendimento Asilar
• 175 leitos asilares (pavilhões)

Atendimento domiciliar e linha de cuidado ao idoso
• Aos pacientes portadores da hanseníase residentes nos lares inclusivos e residências.

Serviços de apoio
• Serviço de esterilização de materiais
• Laboratório, Farmácia
• Serviço de Raios-x
• Serviço de ultrassonografia
• Eletrocardiograma
• Lavanderia
• Manutenção predial
• Serviço de nutrição e dietética

1. Atendimento ambulatorial de reabilitação física

A Casa de Saúde Padre Damião (CSPD), localizada na Rodovia Ubá-Juiz de Fora, km 06, no município de Ubá, a 300 km de Belo Horizonte, foi criada em 1945, com a denominação de Leprosário Padre Damião, em homenagem ao belga Jozef Damien De Veuster, nome de batismo do Padre Damião. A CSPD era vinculada à Fundação Estadual de Assistência Leprocomanial (Feal) e foi integrada à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) em 1977, quando foi criada.

A CSPD tinha a missão de prestar assistência às pessoas portadoras da hanseníase, em regime de segregação social, de acordo com as diretrizes da época. Hoje, a CSPD é um centro de referência em atendimento à hanseníase e presta serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da microrregião de Ubá, através da regionalização da unidade, com qualidade, humanização e resolutividade, garantindo a reabilitação em nível de complexidade secundária. Além disso, é uma unidade regionalizada de referência em fisioterapia e reabilitação, com prevenção de incapacidades, e assistência em geriatria a pacientes fora de possibilidades terapêuticas.

Missão
Garantir acesso à saúde com segurança, qualidade e resolutividade, incorporando novas tecnologias, com protocolos clínicos bem definidos, dentro dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ser uma unidade de referência em reabilitação, geriatria e hanseníase.

Veja aqui os Serviços

Links úteis