e-SIC

• Lar Inclusivo C: (32) 3533-8825
  • Serviço de Prontuário: (32) 3533-8831
  • Ouvidoria: (32) 3533-8852

*Em respeito ao sigilo das informações médicas dos pacientes, não disponibilizamos, por telefone, dados sobre os usuários internados nas unidades assistenciais.

Horários de visitas

• Diariamente de 13h às 17h.
  • Lares Inclusivos: visita estendia de 8h às 18h

Horários de divulgação dos boletins médicos

O contato realizado diretamente com as famílias pelas equipes assistenciais.

Documentos necessários para atendimento ao usuário

• Carteira de Identidade (ou Documento de Identificação com foto)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Cartão Nacional de Saúde (CNS)
  • Comprovante de endereço
  • Encaminhamento médico quando necessário.

Perfil Assistencial

1. Atendimento ambulatorial, via regulação central SUSFácil/MG.
  2. Especialidades: Dermatologia com ênfase em hanseníase e leishmaniose, Clínica Médica, Ortopedia e Otorrinolaringologia.
  3. Serviços: exames laboratoriais, diagnóstico e imagens (raios X, ultrassonografia e eletrocardiograma), Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Nutrição e linha de cuidado ao idoso.
  4. Ambulatório de reabilitação: atendimento multidisciplinar em reabilitação física.
  5. Atendimento hospitalar: 20 leitos de Clínica Médica.
  6. Atendimento domiciliar e linha de cuidado ao idoso e aos pacientes acometidos pela hanseníase residentes nos lares inclusivos e residências.

Histórico

A Casa de Saúde Padre Damião (CSPD) - localizada na Rodovia Ubá/Juiz de Fora, km 06, no município de Ubá, a 300 km de Belo Horizonte - foi criada em 1945, com a denominação de "Leprosário Padre Damião", em homenagem ao belga Jozef Damien De Veuster, nome de batismo do Padre Damião. A CSPD era vinculada à Fundação Estadual de Assistência Leprocomanial (Feal) e foi integrada à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) em 1977, ano de sua criação.

A CSPD tinha a missão de prestar assistência às pessoas portadoras da hanseníase, em regime de segregação social, de acordo com as diretrizes da época.

Hoje, a CSPD é um centro de referência em atendimento à hanseníase e presta serviços de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da microrregião de Ubá, por meio da regionalização da unidade, com qualidade, humanização e resolutividade, garantindo a reabilitação em nível de complexidade secundária. Além disso, é uma unidade regionalizada de referência em Fisioterapia e Reabilitação, com prevenção de incapacidades, e assistência em Geriatria a pacientes fora de possibilidades terapêuticas.

Links úteis

Credenciamento de profissionais médicos
EaD Fhemig
Banco de Leite Humano