e-SIC

• Serviço Social: (31) 3529-3354
  • Coordenação: (31) 3529-3320
  • Sus Fácil/Assistente social: (31) 3529-3339

*Em respeito ao sigilo das informações médicas dos pacientes, não disponibilizamos, por telefone, dados sobre os usuários internados nas unidades assistenciais.

Direção

Gabriella Rodrigues da Silva

Diretoria Técnica: Shigeru Ricardo Sekiya

Horários de visitas

• Unidade de Paciente Externos:  13h às 16h e 20h às 21h
  • Unidade de Cuidado ao Adulto: Diariamente das 14h às 16h

Horários de divulgação dos boletins médicos

Os boletins médicos são informados nos horários de visitas diurnas aos familiares e responsáveis.

Documentos necessários para atendimento ao usuário

• Carteira de Identidade (ou Documento de Identificação com foto)
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF)
  • Cartão Nacional de Saúde (CNS)
  • Comprovante de endereço

Perfil assistencial

A Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI) é referência regional em reabilitação, cuidados prolongados e atenção aos pacientes crônicos e idosos. Entre as especialidades atendidas estão: dermatologia, oftalmologia, cardiologia e hansenologia.

A CSSI oferece, ainda, os serviços de cuidados de feridas, além de pronto atendimento de urgência e internações para intercorrências clínicas.

Serviços ​​​​​​

Unidade de Cuidados Continuados - UCC
Ambulatório de Especialidades
Linha de Cuidado ao Idoso

Serviço de Urgência e Emergência - Hospital Dr. Orestes Diniz
Atendimento 24 horas

Histórico

A Casa de Saúde Santa Izabel está localizada em Betim e fica há 37 km de distância de Belo Horizonte.

Foi fundada em 22 de setembro de 1921, como "Colônia Santa Izabel", quando o governo desapropriou, a título de utilidade pública, os terrenos, os mananciais e as benfeitorias da Fazenda do Motta, no município de Santa Quitéria, a 40 Km de Belo Horizonte. No dia 12 de outubro de 1931, teve sua pedra fundamental lançada e, em 23 de dezembro do mesmo ano, com a chegada dos primeiros internos, foi inaugurada. Considerada modelo de “leprosário”, era composta por grandes pavilhões, divididos por sexo e faixa etária.

Os pavilhões eram coordenados por freiras, e a saída dos pacientes, e entrada de visitantes somente ocorria com a autorização da administração, denominada, na época, "Intendência".

Em 1937, a "colônia" chegou a abrigar 3.886 pacientes. Apenas em 1965, os internos obtiveram permissão para deixar a instituição, mas a maioria permaneceu, pois acreditavam que não seriam aceitos fora dos limites da "colônia".

Apesar do contexto opressor, a "Colônia Santa Izabel" apresentava uma significativa vida cultural devido à presença do "Cine Teatro Glória", salão de jogos e do clube recreativo. Era comum os internos frequentarem sessões de cinema, promoverem festivais de teatro e participarem de bailes aos sábados e domingos, além de sessões de bingo e jogos diversos. Os bailes, inclusive, eram conduzidos por um grupo de Jazz formado pelos moradores. O futebol também fazia parte da realidade dos internos e havia vários clubes formados.

As ações destinadas à prevenção de incapacidades em hanseníase tiveram início em 22 de agosto de 1988, com o atendimento de fisioterapeuta e terapeuta ocupacional em consultório ambulatorial. Em 1992, houve a ampliação do quadro de funcionários, o que permitiu a expansão do serviço de reabilitação.

Em dezembro de 2022, através da Portaria GM/MS Nº 4.456, de 21 de dezembro de 2022, a Casa de Saúde Santa Izabel foi habilitada como Unidade de Internação em Cuidados Prolongados (UCP), ampliando a oferta de serviços na região.

Links úteis

Credenciamento de profissionais médicos
EaD Fhemig
Banco de Leite Humano