Casa de Saúde Santa Izabel

• Odontologia
• Cirurgia ambulatorial

Reabilitação
• Ambulatório de reabilitação: Atendimento multidisciplinar em reabilitação física.
• Sapataria ortopédica: confecção de sapatos ortopédicos e palmilhas adaptadas.

Atendimento Hospitalar
Hospital Orestes Diniz
• 12 leitos de Clínica Médica.
• 10 leitos de Pronto-Atendimento

Atendimento Asilar
• 76 leitos Asilares – Unidade Gustavo Capanema
• 31 leitos Asilares – Lares abrigados

Atendimento Domiciliar
• Aos pacientes portadores da hanseníase (asilares).

Serviços de Apoio
• Serviço de Esterilização de Materiais
• Laboratório
• Farmácia
• Serviço de Raios-x
• Eletrocardiograma
• Rouparia
• Manutenção
• Serviço de Nutrição e Dietética

1. Atendimento ambulatorial em reabilitação física

A Casa de Saúde Santa Izabel está localizada em Betim e faz parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paraopeba, composto pelos municípios de Betim, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mateus Leme, Mário Campos, Piedade dos Gerais, Rio Manso, São Joaquim de Bicas e Sarzedo.
Fundada em 22 de setembro de 1921, como Colônia Santa Izabel, quando o Governo desapropriou, a título de utilidade pública, os terrenos, os mananciais e as benfeitorias da Fazenda do Motta, no município de Santa Quitéria, a 40 Km de Belo Horizonte. No dia 12 de outubro de 1931, teve sua pedra fundamental lançada e, em 23 de dezembro do mesmo ano, com a chegada dos primeiros internos, foi inaugurada. Considerada modelo de “leprosário”, era composta por grandes pavilhões, divididos por sexo e faixa etária.
Assim como nas prisões, os internos eram mantidos sob constante vigilância. Os pavilhões eram coordenados por freiras, e as regras de convivência eram rígidas, com punição àqueles que infringiam as regras. Com o objetivo de impedir a fuga dos internos, havia moeda própria e guaritas com correntes nos limites do sanatório. A saída dos pacientes e a entrada de visitantes, somente ocorria com a autorização da administração, denominada, na época, Intendência. Em 1937, a colônia chegou a abrigar 3.886 pacientes. Vários cometeram suicídio para se livrarem da internação compulsória. Apenas em 1965, os internos obtiveram permissão para deixarem a instituição, mas a maioria permaneceu, pois acreditavam que não seriam aceitos fora dos limites da Colônia.
Apesar do contexto opressor, a Colônia Santa Izabel apresentava uma significativa vida cultural devido à presença do Cine Teatro Glória, seu Salão de Jogos, e do Clube Recreativo. Era comum os internos frequentarem sessões de cinema, promoverem festivais de teatros, e participarem de bailes aos sábados e domingos, além de sessões de bingo e jogos diversos. Os bailes, inclusive, eram conduzidos por grupo de jazz formado por eles. O futebol também fazia parte da realidade dos internos e havia vários clubes formados.
As ações destinadas à prevenção de incapacidades em hanseníase somente tiveram início em 22 de agosto de 1988, com uma fisioterapeuta e uma terapeuta ocupacional que atendiam em consultório ambulatorial. No ano de 1992, houve a ampliação do quadro de funcionários, o que permitiu a ampliação do serviço de Reabilitação.

Missão
Prestar assistência humanizada e de qualidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de complexidade secundária e terciária, priorizando as pessoas atingidas pela hanseníase, idosos e os que necessitam de reabilitação.

Visão
Tornar-se referência nacional em reabilitação, hanseníase, cuidado ao idoso, humanização e exemplo de patrimônio histórico revitalizado.

Veja aqui os Serviços

Links úteis