e-SIC
Fale conosco
Ouvidoria SUS
Credenciamento de profissionais médicos
Credenciamento Consórcios Intermunicipais de Saúde

Atendimento médico a crianças com doenças neuromusculares

Descrição: Serviço que atende pessoas acometidas por doenças genéticas que afetam vários órgãos. Em geral, têm caráter progressivo. São doenças que requerem atendimento especializado e complexo de tratamento oneroso.
 
O paciente que apresenta doença neuromuscular tem fraqueza muscular generalizada e graves problemas respiratórios. Ele perde a capacidade de andar e a fraqueza se estende aos músculos dos braços e aos relacionados à deglutição (dificuldade para engolir) e à respiração (dificuldade para manter respiração e tosse eficazes).
 
O tratamento das doenças complexas é feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e requer atendimento por equipe formada por pneumologista, gastroenterologista, neurologista, cardiologista, ortopedista, fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, enfermeiro e assistente social.
 
Para atendimento na unidade relacionada abaixo, os pacientes devem ser encaminhados por médico que tenha detectado a doença. Com o pedido médico em mãos, basta agendar consulta na unidade de atendimento para o paciente ser avaliado por equipe multidisciplinar que irá definir os procedimentos necessários.

 

Valor da taxa: Gratuito.

Documentos necessários: Acompanhante ou responsável: Documento de identificação (carteira de identidade ou carteira de motorista ou carteira de trabalho). Criança: certidão de nascimento ou carteira de identidade.

Unidade onde o serviço é prestado

Município unidade:

Links úteis

Credenciamento de profissionais médicos
EaD Fhemig
Banco de Leite Humano
Doe Orgãos
Protocolos Clinicos
Redes Sociais

Processos seletivos - Notícias

Documentos

  • Programa de prevenção à corrupção
  • Canal denúncia CGE-MG
  • Declara SUS
  • Portal do Servidor MG
  • SEI/MG
  • Gestão do cuidado - COVID-19