Pós-graduação

O mestrado profissional, ação da Diretoria de Desenvolvimento Estratégico e Pesquisa (Diesp), em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), permite aos servidores da Fhemig investirem no aprimoramento de suas carreiras. Ele tem o objetivo de promover a formação de massa crítica, incentivar novos talentos e aumentar a densidade tecnológica, além de produzir ambiente favorável ao processo de aprendizagem organizacional.

O Mestrado em “Cuidado Primário em Saúde” da Unimontes é o primeiro mestrado profissional, na área da saúde, ofertado por instituição pública do Estado de Minas Gerais, e um dos primeiros do país, a ser recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no contexto de novos modelos de assistência à saúde, que contemplam a formação e a capacitação de profissionais diferenciados, valorizando a aplicação dos conhecimentos gerados no próprio ambiente profissional.

A necessidade institucional de se incorporar novos conhecimentos à prática da atividade profissional dos servidores se enquadra na filosofia desse mestrado. Com destaque para a produção de conhecimento aplicável, efetivamente, na gestão e na assistência, priorizando a absorção de tecnologias, o aprimoramento de métodos e a inovação. Com a pós-graduação, o servidor-aluno realizará suas pesquisas inserido nas rotinas institucionais, com a possibilidade de incorporar os resultados, de forma imediata, nas práticas assistenciais pela Fundação.

O conhecimento produzido pelo mestrado tem o potencial de promover a integração das políticas assistenciais em saúde pública, principalmente a interface entre a atenção secundária e terciária, com a atenção primária, de modo a possibilitar a tomada de decisões, de forma racional e efetiva, além de promover o incremento qualitativo e quantitativo da produção científica de ambas as instituições.

Veja aqui os Serviços

Links úteis