/images/banners/minas_on_line/minasonline.jpg

Pesquisas na Fhemig

Nestes últimos anos a Fhemig vem buscando incrementar as atividades cientícas e tecnológicas na busca pela excelência também neste campo. A associação entre a experiência e o grande volume em atendimentos, nas mais diversas áreas e especialidades, coloca a Fundação numa posição de destaque, com potencialidade para a condução de pesquisas nacionais e internacionais de qualidade, com segurança e racionalidade.
A área da pesquisa na Fundação é hoje considerada estratégica, traduzindo-se em uma produção científica crescente em diversas áreas de atuação, na busca pela excelência no desenvolvimento de novas técnicas e produtos, prestação de serviços e atendimento aos usuários do SUS. Para promover e fortalecer esta área, a Fhemig conta com os Núcleos de Ensino e Pesquisa (NEP’s), a Diretoria de Desenvolvimento Estratégico e Pesquisa (DIESP) /Gerência de Pesquisa e o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Os NEP’s, presentes em cada Unidade Assistencial da Rede Fhemig, funcionam como elo de ligação entre os Grupos de Pesquisa, Diretorias Assistenciais, Diretoria de Ensino e Desenvolvimento de Pessoas e a DIESP. Eles são, no âmbito da unidade assistencial,  o órgão responsável pelo registro e controle de todas as atividades científicas exercida pelos pesquisadores, enviando os projetos de pesquisa e demais documentos diretamente à Gerência de Pesquisa / DIESP para apreciação técnica.

A Gerência de Pesquisa, pertencente à DIESP, foi criada em 2007, com a finalidade de fomentar e incrementar as atividades científicas e definir as linhas estratégicas de interesse para a Fundação, em acordo com a Política Institucional de Pesquisa. Dentre as ações estratégicas de incentivo a tais atividades, destacam-se a criação do Núcleo de Inovação Tecnológica - FHEMIG-Inova - e do Centro de Pesquisa, responsáveis pela organização, estruturação e apoio aos pesquisadores na elaboração, condução e divulgação da produção científica e tecnológica da rede, bem como a proteção intelectual e registro de patentes.

Cabe também à Gerência de Pesquisa a administração das cotas de bolsas interinstitucionais de iniciação científica – Programas PIBIC e BIC Jr. da FAPEMIG, bem como analisar e emitir parecer referente a projetos de pesquisa e inovações a serem desenvolvidos em toda a Rede, mesmo aqueles que não envolvam seres humanos.

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é um colegiado interdisciplinar e independente, com “munus público” (“Múnus público” o que emana do poder público ou da lei e que é exercido em proveito da coletividade), criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos. Está diretamente ligado à Presidência da FHEMIG e segue as resoluções da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) e do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

O CEP é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas envolvendo seres humanos. Este papel está bem estabelecido nas diversas diretrizes éticas internacionais (Declaração de Helsinque, Diretrizes Internacionais para as Pesquisas Biomédicas envolvendo Seres Humanos– CIOMS) e Brasileiras (Res. CNS n.º 196/96 e complementares), visando a salvaguardar a dignidade, os direitos, a segurança e o bem-estar do sujeito da pesquisa. O CEP é responsável pela emissão de parecer consistente e independente de influências corporativas e institucionais, contribuindo para o processo educativo dos pesquisadores, da instituição e dos próprios membros do comitê. Além disso, o CEP contribui para a discussão do papel da pesquisa no desenvolvimento institucional e social perante toda a comunidade.

Configurando-se como a maior Rede Hospitalar da América Latina, a Fhemig desponta como grande centro em potencial para o desenvolvimento de estudos clínicos e geração de novas tecnologias. A Fhemig tem buscado disponibilizar tratamentos de vanguarda a seus pacientes, ao mesmo tempo em que cria competência, capacitação, laboratórios e massa crítica para validar novas moléculas e bioativos em parceria com instituições e centros de pesquisa nacionais. Com isso, ela caminha para exercer um importante papel estratégico, não apenas como prestadora de serviços assistenciais na área da saúde, mas também como produtora de conhecimento e contribuindo para o desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas farmacêutica, de equipamentos médico-hospitalares e de biotecnologia.

Grupos de Pesquisas

Neste foco de atuação, foi instituída em novembro de 2008, através da portaria presidencial nº   525/2008 , a Política de Pesquisa, Inovação Tecnológica e Proteção à Propriedade Intelectual da Fhemig. Esta portaria lançou as bases oficiais para a regulação e o fomento das atividades de pesquisa e inovação, com foco no desenvolvimento de tecnologias de qualidade e em consonância com os interesses estratégicos da Fundação, definidos por linhas de pesquisa próprias e impulsionados por Grupos de Pesquisa formalmente instituídos.

Os Grupos de Pesquisa constituem-se de profissionais pesquisadores hierarquicamente organizados em função dos diversos campos de atuação, podendo ter a participação interinstitucional, multiprofissional e interdisciplinar, de acordo com as normas preconizadas pelo Conselho Nacional de  Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – órgão no qual todos os Grupos de Pesquisa da Fhemig encontram-se certificados.

A liderança dos Grupos é exercida por doutores prioritariamente e por mestres da Fundação. Eles atuam em consonância com as vocações presentes nas diversas Unidades, sendo considerados como molas propulsoras no processo produtivo científico e tecnológico da rede, contribuindo para a valorização dos talentos internos, além de propiciar um reforço na imagem institucional nas áreas de Ciência, Tecnologia & Inovação.

FHEMIG nas redes sociais

   Twiter Facebook   

 ouvidoria

Acesso Rapido