Propriedade intelectual

O estímulo à inovação ocupa papel de extrema relevância em todo o mundo. A visão valorativa do trabalho intelectual experimenta crescimento no cenário nacional e internacional, de modo a ultrapassar a importância do domínio material e reestruturar antigas formas de pensamento relativas aos bens intangíveis.

Criado em novembro de 2008, o Núcleo de Inovações Tecnológicas e Proteção ao Conhecimento (NIT) “Fhemig-Inova”, da Diretoria de Desenvolvimento Estratégico e Pesquisa, busca inovar e oferecer aos pesquisadores da Fhemig apoio e gerenciamento das atividades relacionadas ao processo de inovação, proteção e comercialização de produtos, resultantes de pesquisas realizadas na Fhemig.

Ação pioneira da Fhemig, o NIT é o único em Minas Gerais a atuar exclusivamente no setor hospitalar, o que possibilitou sua filiação à Rede Mineira de Propriedade Intelectual (que tem o apoio da Fapemig), a fim de proteger as criações, melhoramentos e aperfeiçoamentos produzidos pela Fhemig, passíveis de geração de direitos de propriedade intelectual.

Em sintonia com o desenvolvimento científico e tecnológico crescentes, a Fhemig busca, com o NIT, traduzir suas potencialidades em inovações e benefícios à sociedade, melhorar a assistência a seus usuários e possibilitar a satisfação de seus colaboradores, ao promover oportunidades de desenvolvimento econômico e social para o estado de Minas Gerais.