14/08/2019

Comissão de Saúde da ALMG faz visita técnica ao HJK

 

Nesta terça-feira (13), o presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti, e o diretor do Hospital Julia Kubitschek, Samar Musse, receberam a visita técnica de integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), dentre eles o presidente da comissão, o Deputado Carlos Pimenta. Estiveram presentes também na visita à unidade, o deputado Professor Wendel Mesquita, o vereador Hélio da Farmácia, além de outras autoridades, membros do Sind-Saúde/MG  e representantes da comunidade e da comissão de saúde do bairro.

Antes da reunião, Fábio Baccheretti, fez uma breve apresentação sobre o histórico do hospital, serviços prestados e números. Durante o encontro, foram discutidas algumas dificuldades estruturais e financeiras pelas quais a unidade tem passado, e possíveis soluções para manter o HJK como referência estadual de atendimento. “O HJK é uma unidade de enorme importância na prestação de serviços para o Estado e precisa ser preservado. É necessária a participação de todos. A saúde precisa de investimento: ela não tem preço, tem custo, e que é alto”, disse o deputado Carlos Pimenta. 

Para o presidente da Fhemig, o HJK é um hospital estratégico pra Fhemig, mas é preciso melhorar sua sustentabilidade. “Com a abertura dos 40 leitos de CTI e finalização de outras obras, além de uma reestruturação em sua complexidade, podemos tornar o hospital muito mais eficiente. É preciso buscar novas formas de financiamento e otimizar recursos”, afirmou Fábio sobre o HJK. O presidente ainda lembrou da importância da unidade na linha de cuidados de doenças raras, e que o hospital possui a residência em cirurgia mais concorrida do Estado.

Ao fim da visita, o presidente da Fhemig e diretoria percorreram junto dos parlamentares algumas das instalações do HJK, e verificaram as condições estruturais do prédio.