02/10/2019

Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares completa 33 anos

Serviço comemorou a data com realização do VI Seminário de Aleitamento Materno

O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Odete Valadares (MOV) realizou, no dia 1º de outubro, o VI Seminário de Aleitamento Materno, que aconteceu no auditório da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG) e comemorou os 33 anos do BLH, reunindo profissionais da própria maternidade e de outras unidades. A mesa de abertura do seminário teve a presença do presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti Vitor, da diretora da Maternidade Odete Valadares, Flávia Ribeiro de Oliveira, da gerente assistencial da MOV, Gisela Iside Gagliardo, e da coordenadora do Banco de Leite Humano da MOV, Maria Hercília de Castro Barbosa.

O seminário trouxe especialistas de instituições diversas, como Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Itáuna (UIT), Hospital das Clínicas (HC), Hospital Júlia Kubitschek (HJK) e da própria MOV, que abordaram temas como segurança alimentar e nutricional, uso de medicamentos e outras substâncias concomitante ao aleitamento, práticas que favorecem a amamentação, empoderamento dos pais para o sucesso do aleitamento, saúde mental da mãe e sua família, principais queixas das puérperas nos primeiros dias de amamentação, entre outros.

Para a coordenadora do Banco de Leite Humano da MOV, Maria Hercília de Castro Barbosa, celebrar mais de três décadas de atuação demonstra a preponderância do serviço no Estado. “O BLH da Odete Valadares é pioneiro em Minas Gerais e seu papel é essencial para evitar o desmame precoce, apoiar a mulher e a família no aleitamento materno e incentivar as nutrizes a amamentar por mais tempo. Ano passado, por exemplo, conseguimos atender mais de 20.000 mulheres em aleitamento e quase 1.500 bebês prematuros com o fornecimento de leite humano”, ressalta.

Importância da amamentação

A professora chefe do Departamento de Nutrição da Escola de Enfermagem da UFMG, Luana Caroline dos Santos, tratou em sua palestra dos benefícios nutricionais do leite materno como primeira escolha alimentar. “O incentivo à amamentação é fundamental na preservação da saúde infantil, tendo em vista sua atuação na otimização do neurodesenvolvimento, no fortalecimento do sistema imunológico, no equilíbrio endocrinológico e também na prevenção de doenças em curto, médio e longo prazo. Tanto se fala, na atualidade, sobre evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. A lógica também deve valer para a alimentação do bebê pois, quando recebe fórmula em vez do leite materno, antecipa-se muito o consumo de um alimento ultraprocessado por essa criança”, explica a especialista, que ainda apresentou pesquisas que mostram que não amamentar gera um custo diário de 1 bilhão de dólares no mundo, devido a complicações para a saúde dos bebês e suas mães.

A diretora da MOV, Flávia Ribeiro de Oliveira, destacou, em sua apresentação, a necessidade do estímulo à amamentação já na sala de parto. “Entre os benefícios imediatos, podemos elencar a proteção contra hemorragia puerperal e consequente redução da mortalidade materna, estímulo ao estabelecimento de vínculo pelo contato pele a pele, melhor adaptação na transição fetal / neonatal, favorecimento da colonização do intestino do bebê por microorganismos da flora cutânea, conferindo ao neonato maior imunidade, entre tantos outros”, disse. 

Atendimento

O Banco de Leite Humano da MOV atende diariamente mães internas e externas. Além disso, realiza curso para casal grávido aberto à comunidade, promove encontros de grupos de mães de bebês prematuros que estão internados nas unidades neonatais da MOV, oficinas lúdicas, capacitações em manejo clínico do aleitamento materno, processamento e controle de qualidade do leite humano, assessoria técnica aos bancos de leite do Estado, captação de doadoras, coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição de leite humano pasteurizado e atendimento pediátrico, psicológico e nutricional para as mães que necessitem.

Todas as mães com dificuldade para amamentar ou que tenham excesso de leite e desejem se tornar doadoras podem procurar o Banco de Leite da Maternidade Odete Valadares (BLH/MOV). Além da doação e da coleta de leite, o serviço oferece orientações gratuitas sobre importância do aleitamento e cuidados com a mama.

Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares

Avenida do Contorno, 9494, Barro Preto - BH
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (intervalo das 12h às 13h), feito por ordem de chegada, por meio de senhas.

Por Fernanda Moreira Pinto