07/10/2019

HRB-JA inicia estudo sobre telemedicina em parceria com Albert Einstein

 

O Hospital Regional de Barbacena – Dr. José Américo (HRB-JA), após firmar parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), é a primeira unidade da Fhemig a participar de um estudo multicêntrico inédito sobre telemedicina, que envolve o atendimento remoto em UTI adulto de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

O Telescope (Comparison of TELE-critical care versus usual Care On ICU Performance, que significa Comparação de cuidados intensivos remotos versus cuidados habituais no desempenho das UTIs), é um projeto coordenado pelo Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), e aprovado pelo Ministério da Saúde.

Nos últimos anos, o uso da telemedicina em pacientes criticamente doentes ganhou grande relevância. Diversas formas de atuação da Tele-UTI são possíveis desde a obtenção de segunda opinião para casos específicos até à monitorização de sinais vitais e atuação em tempo real sobre os pacientes, passando pela visita multidisciplinar diária conduzida por profissional médico especialista remotamente localizado.

Telescope no HRB

Segundo o coordenador do CTI do HRB e especialista em medicina intensiva e medicina de urgência/emergência, Paulo Roberto Campos, o estudo Telescope é uma oportunidade de crescimento para a unidade. “A parceria com este serviço de excelência nos sedimenta algumas estratégias já executadas e nos permite evoluir em prol de um atendimento mais eficaz, diminuindo morbimortalidade , bem como a otimização de vários indicadores assistenciais/ gerenciais”, afirma o médico. Ainda de acordo com Campos, todos os protocolos utilizados naquele CTI (Albert Einstein) serão repassados e implantados / adaptados à realidade do HRB.

As visitas, por meio da telemedicina, com a equipe do Einstein, tiveram início em agosto de 2019, com previsão de término em dezembro de 2020.

 

Por Anni Sieglitz