29/11/2019

MG Transplantes recebe prêmio do Ministério da Saúde pelo aumento de doadores

O MG Transplantes ganhou o prêmio, pelo Ministério da Saúde, de maior aumento em efetivação de doadores no Brasil. A homenagem foi feita ontem, 28 de novembro, durante um evento internacional sobre transplantes em São José (SC), na grande Florianópolis. O coordenador Omar Lopes Cançado recebeu a placa e comemorou: “este prêmio é fruto do trabalho de todos nós”.

Em 2019, o MG Transplantes superou o recorde histórico de doadores, passando da taxa de 12 por milhão para 12,9 por milhão – um crescimento de 30% dos doadores efetivos. Além disso, foi percebida a redução da recusa familiar, de 60 para 40% nas abordagens da equipe.


A Central Nacional de Transplantes (CNT) classifica o MG Transplantes em 2º lugar nacional na realização de transplantes e em 5º lugar em número absoluto de doadores. De janeiro a outubro deste ano foram realizados 2.006 transplantes no Estado.

Homenagem do Ministério da Saúde ao MG Transplantes
Homenagem do Ministério da Saúde ao MG Transplantes

O evento reuniu, simultaneamente, entre os dias 26 e 29/11, o I Fórum Internacional de Coordenação de Transplantes do Brasil, o I Simpósio Internacional de Eficiência para Efetividade no Processo de Doação e Transplantes e o XXIII Curso de Formação de Coordenadores Hospitalares de Transplantes de Santa Catarina. Estão presentes representantes de todos os estados brasileiros e dos Estados Unidos, Espanha e Argentina.



Por Michèlle de Toledo Guirlanda