24/01/2020

HRB disponibiliza leitos de reabilitação no CHPB

Desde o dia 15 de janeiro, o HRB-JA (Hospital Regional de Barbacena) disponibiliza mais um serviço de saúde à comunidade de Barbacena. A unidade agora conta com 15 leitos de reabilitação da linha de Cuidados Continuados Integrados (CCI), pertencentes ao CHPB, e liberados após uma redução de demanda no local, devido a uma reorganização da rede de saúde mental.

Os leitos são destinados a pacientes do HRB que já saíram da fase de necessidade de cuidado hospitalar típico, mas que apresentam alguma sequela devido ao evento sofrido, e ainda não têm condições de irem para casa.  As primeiras transferências para o CHPB já foram realizadas.

Durante a permanência no leito de reabilitação, que dura até 60 dias, o paciente tem um acompanhamento multiprofissional, com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, médicos e enfermeiros, até ter possibilidade de alta e continuar o tratamento em casa. Além disso, a família do usuário também recebe toda a orientação necessária durante o processo.

Impacto Regional

Segundo a diretora assistencial da Fhemig, Lucineia Carvalhais, a disponibilização dos leitos de CCI pelo HRB é um serviço de alto impacto regional, que oferece ao paciente da região de Barbacena a oportunidade de reabilitação, com qualidade, dentro do território onde ele reside, visando a continuidade do cuidado na rede de assistência do município. “Integramos uma linha de cuidado, garantindo um espaço favorável para a reabilitação do paciente, sem a necessidade de permanência em um ambiente hospitalar. Faltava na região a disponibilização deste cuidado regional”, explica a diretora, que ainda afirmou que após a habilitação, o número de leitos poderá chegar a 25.

De acordo com Carvalhais, outra vantagem da abertura do serviço dentro do CHPB é a liberação de mais leitos no HRB para a chegada de casos agudos, como o trauma, para o qual a unidade é referência regional. "A Fhemig reconhece o papel do HRB e sua importância no impacto assistencial na região ampliada Centro-Sul de Barbacena, e se esforça para aumentar a capacidade de respostas na média e alta complexidade", completa a diretora assistencial.

Por Anni Sieglitz