03/03/2020

Projeto Lean nas Emergências chega ao HJXXIII

 Após obter resultados positivos no Hospital Júlia Kubitschek (HJK) e no Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), o projeto Lean nas Emergências, viabilizado por meio do Proadi- SUS, do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio Libanês, começou a ser implantado no Hospital João XXIII a partir do mês de fevereiro. O principal objetivo é reduzir a superlotação da emergência, além de evitar desperdícios como, por exemplo, excesso de estoque, retrabalho, reduzir o tempo de espera e potencializar os talentos.

Para realizar a apresentação institucional do projeto e orientar os servidores da unidade quanto às principais ferramentas e indicadores do Lean nas Emergências, os consultores do Sírio Libanês, responsáveis pelas visitas nos hospitais participantes do programa durante a fase de intervenção, estiveram no HJXXIII em fevereiro, onde também realizaram dinâmicas com os servidores presentes e discussões sobre os principais problemas enfrentados. Na ocasião, durante a apresentação sobre a ferramenta 5S (Senso de Utilização, Organização, Limpeza, Saúde e Higiene, e Autodisciplina) do Lean nas Emergências, foi realizado um check-list de auditoria e coleta de fotos, realizado pelos próprios servidores em diversos setores do hospital.

De acordo com o médico e consultor do Sírio Libanês, Gustavo Shulz, o foco do programa não é reduzir a lotação do hospital apenas no sentido estético, diminuindo a quantidade de pessoas em locais como corredores ou salas, que não se destinam a internação, mas sim para que se possa aumentar os giros de leitos, e consequentemente a possibilidade de mais pacientes usarem a mesma estrutura. “Quando se consegue melhorar os processos de trabalho dentro do hospital, fazemos com que o paciente tenha um fluxo mais fluido, e permaneça lá o mínimo de tempo necessário. Consequentemente, um dos principais indicadores que se altera é o de mortalidade, já que o paciente terá o cuidado certo, no local certo, na hora certa, e isso é fundamental”, explica o consultor.

Para a diretora assistencial do HJXXIII, Luciana Cota Laurentys, a expectativa com o Lean nas Emergências é de mudar a cultura do HJXXIII, criar um novo engajamento por parte dos servidores e novas formas de trabalho. “Os servidores estão animados com o projeto, e isto é importante, pois o Lean só funciona com a união dos funcionários. Há pessoas que nem estavam trabalhando hoje e vieram participar e saber como tudo irá funcionar”, disse a diretora assistencial. Segundo Gustavo Shulz, o projeto deve durar até meados de junho no HJXXIII, com visitas quinzenais dos consultores do Sírio Libanês.

Por Anni Sieglitz