17/04/2020

Hospital Regional Antônio Dias amplia dez leitos em seu CTI

O Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas, ampliou essa semana o número da capacidade de seu Centro de Terapia Intensiva (CTI). Foram somados 10 leitos que vieram do Ministério da Saúde, incluídos nas ações emergenciais de enfrentamento à covid-19. Referência macrorregional no atendimento aos casos suspeitos e confirmados da covid-19, o HRAD já havia estruturado, recentemente, outros 10 leitos para esses atendimentos com recursos da própria Rede Fhemig.

O hospital ainda reservou 10 leitos para demais casos clínicos que necessitam de cuidados intensivos, como vítimas de traumas graves e gestantes de alto risco. A macrorregião compreende 33 municípios, que totalizam uma população de 700 mil habitantes.

Está em fase de seleção um chamamento emergencial para preencher vagas temporárias para 27 médicos (Infectologia, Terapia Intensiva, Clínica Médica, Nefrologia, Anestesiologia, Cirurgia Geral, Cardiologia, Reumatologia ou Pneumologia). No final de março, houve outro chamamento emergencial para diversas funções: enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas respiratórios, assistentes sociais, psicólogos e auxiliares administrativos. Esse reforço no quadro também faz parte da preparação da unidade para garantir a assistência aos pacientes de covid-19.

“Somos referência para urgências clínicas, traumas, gestações de alto risco e atendimentos ambulatoriais eletivos, além das doenças infectocontagiosas, como a covid-19. Nossa equipe é preparada e estamos readequando nossa estrutura para antecipar um possível crescimento da demanda por nossa assistência”, explica a diretora do HRAD, Valéria Queiroz.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela SES-MG (dia 17/04), o município de Patos de Minas havia notificado 7 casos confirmados de covid-19 e um óbito.

Por Michèlle de Toledo Guirlanda