29/04/2020

Fhemig oferece cursos para atualização de profissionais no combate ao coronavírus

Desde o último dia 18 de abril, a Coordenação de Ações Educacionais da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) disponibilizou, na sua Plataforma de Ensino à Distância (EAD), 29 cursos voltados para técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas e médicos. A princípio, quase o total dos cursos é disponibilizado apenas para servidores e visam, no momento, concentrar esforços no oferecimento de videoaulas para capacitar grupos profissionais específicos para o enfrentamento do coronavírus (Covid-19).

“São 27 videoaulas contratadas para atender à uma relação de conteúdos, solicitados pela Diretoria Assistencial (Dirass), para certas categorias profissionais. Fizemos um arranjo e, no final, acabamos oferecendo vinte e nove cursos, sendo dois desses criados por profissionais da Fhemig e produzidos pela Prodemge. Nesse espaço de aprendizagem virtual, podemos trabalhar com produtos e serviços mais simples e outros mais sofisticados. Por exemplo: podemos inserir textos para estudos, como se fosse um blog científico, mas também ter uma oficina para ensinar, produzir e, logo após, divulgar as videoaulas. Além disso, podemos abrir fóruns de discussão com tutores e salas de conversa para a interação dos profissionais”, explica o coordenador de ações educacionais, Francisco Rocha.

Os cursos são essenciais para que haja uma atualização do profissional, a fim de prestar o serviço mais adequado aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) infectados com o Covid-19, além de permitir ao profissional uma prática segura em relação ao paciente. Profissionais da residência multiprofissional, aqueles recentemente contratados e os servidores que eventualmente serão remanejados para a linha de frente do combate ao covid-19 são o principal público-alvo.

De acordo com o coordenador, o Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP) se encarrega de encontrar esses profissionais, com base no conhecimento que possuem das suas respectivas unidades hospitalares da Rede. “Os cursos foram pensados na modalidade de ensino virtual para acesso rápido e fácil aos conhecimentos teóricos e práticos, por meio de dispositivos móveis, computadores portáteis e, a partir do que temos disponível no momento, alguns terminais de computadores das unidades hospitalares”, afirma Francisco.

Os cursos virtuais estão disponíveis na Plataforma EAD, no site da Fhemig. Para os interessados, que não são servidores da Fundação, estão disponíveis dois cursos de Ventilação Mecânica: um do pneumologista Hospital Júlia Kubitschek (HJK), Mauro Vidigal, e, o outro, do fisioterapeuta do Hospital João XXIII (HJXXIII), Douglas Capanema.

Por Aline Castro Alves