18/05/2020

Comunicado à população

Diante da pandemia do novo coronavírus, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) anuncia, hoje, 18 de maio, o início das obras no Hospital Júlia Kubitschek (HJK). Estas obras serão realizadas em caráter emergencial, em 60 dias, e são essenciais para a ampliação dos leitos de Terapia Intensiva. Serão entregues 40 novos leitos, conforme o Plano de Capacidade Plena Hospitalar* (PCPH) da Fhemig. O projeto também inclui três novas salas para procedimentos no Bloco Cirúrgico.

A fim de garantir a assistência aos pacientes cirúrgicos comumente admitidos no Hospital Júlia Kubitschek, um plano de contingência foi pactuado com a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e, durante a realização das obras, as unidades hospitalares da Rede Fhemig, Hospital João XXIII e Hospital Alberto Cavalcanti serão responsáveis pelo atendimento referenciado ao HJK pela grade de urgência estabelecida. Parte da equipe médica de cirurgiões e anestesistas já se encontra trabalhando nestas unidades.

Essas adaptações no fluxo assistencial do paciente cirúrgico são temporárias e fundamentais na melhoria permanente da assistência aos usuários do SUS.

Hospital Júlia Kubitschek

O Hospital Júlia Kubitschek foi inaugurado em 1958 para o atendimento aos casos de tuberculose. Nos anos 80, foi aos poucos mudando seu perfil assistencial e hoje é referência nas áreas de tisiologia, pneumologia e cirurgia torácica, atendendo ainda outras especialidades médicas (clínica médica, pediatria, cirurgia geral, obstetrícia, odontologia, pré-natal). Atende as urgências e emergências em clínica médica, cirurgia geral, gineco-obstetrícia e neonatologia. Presta atenção integral aos pacientes com doenças complexas, como fibrose cística, hipertensão pulmonar e mioneuropatias. O Hospital é ainda considerado referência secundária em gravidez de médio e alto risco, com serviços de assistência integral à saúde da mulher e da criança.

(*) O Plano de Capacidade Plena Hospitalar (PCPH) se encontra disponível na página oficial da Fhemig: www.fhemig.mg.gov.br.