17/07/2020

Hospital Regional Antônio Dias comemora 90 anos

Neste dia 18 de julho, o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD) comemora seus 90 anos de atuação na saúde pública mineira. Referência para os 33 municípios da Região Ampliada Noroeste, com mais 700 mil habitantes. A unidade presta diversos serviços assistenciais de forma estratégica, segura e eficaz, incorporando novas tecnologias, com protocolos clínicos bem definidos, dentro dos princípios do SUS. Somente no ano passado, o HRAD contabilizou 31,5 mil atendimentos e quase 4 mil internações.

“Ao olharmos para trás, sentimos muito orgulho da trajetória desta instituição e por fazermos parte dela. Agradecemos a cada colaborador, pela dedicação, qualidade na prestação de serviços e principalmente, pelo atendimento humanizado. Nosso compromisso é cuidar da saúde de cada paciente aqui atendido de forma humanizada e segura”, assegura Valéria Costa Queiroz, diretora geral do HRAD.

Atualmente, o HRAD também tem papel fundamental no atendimento aos casos de covid-19 para a região. “Em tempos de pandemia, à qual temos enfrentado bravamente sendo referência aos pacientes da covid-19, olhamos para o futuro e nos sentimos confiantes de que esta unidade está preparada para os desafios que surgirem, pois nossas equipes são especializadas, estão sempre em constante aprimoramento e são comprometidas com a assistência segura aos pacientes. Trabalhamos arduamente e de forma contínua para viabilizar o melhor em tecnologia e equipamentos para subsidiar o brilhante trabalho de cada profissional do HRAD”, diz a diretora.

Equipe multiprofissional viabiliza atendimento qualificado

Ao longo dos anos, o Hospital passou por reformas físicas e assistenciais e, atualmente, é referência regional em atendimento de urgência e emergência em pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, toxicologia, neurologia, neurocirurgia e ginecologia e obstetrícia.

A humanização é uma das principais características do atendimento na Maternidade Dona Calú, inaugurada em 2005, referência em gestações de alto risco.

O HRAD realiza ainda atendimento ambulatorial eletivo em ortopedia, cirurgia geral, otorrinolaringologia, cirurgia plástica reparadora, bucomaxilofacial, odontologia para pacientes portadores de necessidades especiais. A unidade tem convênios com instituições de ensino técnico e superior na formação de profissionais na área de saúde e residência médica em Anestesiologia, Clínica Geral, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e em residência multiprofissional em Farmácia e Fisioterapia.

“Nosso trabalho visa à melhoria contínua de processos e nossa missão é nos dedicarmos à vida, pautados na prestação de atendimento integral e humanizado aos pacientes referenciados, de forma regionalizada e hierarquizada, garantindo acessibilidade e segurança na assistência aos usuários do SUS”, diz a diretora, Valéria Queiroz, que conclui: “Neste dia 18, não vamos comemorar o aniversário do HRAD como gostaríamos e como ele merece. Mas continuamos unidos, em prol do bem comum, do próximo, da esperança e do amor. Muito em breve voltaremos ao nosso caminho normal, lutando e mais fortes, pois juntos, venceremos essa fase.

História

O HRAD, localizado no Centro de Patos de Minas, a 400 km de Belo Horizonte, foi inaugurado em 1930. Na década de 1960, o hospital passou a ser a administrado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais. De 1975 a outubro de 1977, integrou a Fundação Ezequiel Dias para, então, tornar-se unidade da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais.

O Hospital Regional tinha caráter assistencial - servia de clausura para as freiras que atendiam crianças órfãs, pessoas carentes, e vários outros excluídos sociais. Dentre eles, um grande número de doentes mentais, que eram atendidos por falta de uma instituição mais adequada na região. Na década de 1980, foram construídos os pavilhões de psiquiatria e de isolamento. No mesmo período, a Associação de Amigos do Hospital, formada pelos produtores rurais de Patos de Minas, construiu o Pronto Atendimento.

Por Michèlle de Toledo Guirlanda