05/08/2020

Dia Nacional da Saúde: A realidade da pandemia traz reflexões sobre a data

O Dia Nacional da Saúde, comemorado em 5 de agosto, é uma homenagem ao médico e cientista Oswaldo Gonçalves Cruz, por sua preocupação com a saúde pública, educação sanitária e, principalmente, no combate às doenças transmissíveis. Porém, neste ano de 2020, em que vivemos a pandemia do novo Coronavírus, que gerou uma das maiores crises sanitárias e humanitárias da história, a data traz ao invés de comemoração, algumas reflexões, como sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para o Brasil, dos nossos profissionais de saúde, e também dos cuidados com a nossa própria saúde.

A Rede Fhemig, neste Dia Nacional da Saúde, agradece a todos os seus profissionais de saúde, principalmente àqueles que estão na linha de frente do atendimento à Covid-19, pela entrega diária e pelo compromisso com os princípios do SUS, fazendo com que o sistema tenha esta representatividade diante de uma pandemia que colocou à prova os sistemas de saúde do mundo inteiro. Além disso, também reitera a importância dos cuidados básicos neste momento em que vivemos: usar a máscara de modo correto, manter o distanciamento social, fazer a boa higienização das mãos, cuidar da alimentação, e da saúde física e mental.


Saúde no Teletrabalho

Além das equipes que estão atuando na linha de frente nos hospitais, a Fhemig conta com uma boa parte de servidores que estão em teletrabalho, cumprindo suas funções com a mesma dedicação e profissionalismo. Em casa é essencial também se manter os cuidados com a saúde no dia a dia: observando a alimentação saudável, fazendo alongamentos durante o dia, “montar” um ambiente de trabalho (ergonômico, tranquilo), favorecendo a saúde mental (no horário de descanso, escutar uma música, assistir a um bom filme...) e uma curiosa dica: desenvolver sua fé – aquela relacionada à confiança, à esperança e à forma como nos relacionamos com as pessoas.

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), feita pelo IBGE em julho desse ano, estimou que 8,6 milhões de brasileiros estão atualmente trabalhando remotamente. Outros estudos revelam que essa pode se tornar uma nova realidade depois da pandemia; inclusive, o teletrabalho já foi regulamentado pelas leis trabalhistas – CLT e para servidores públicos.


“O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. (João Guimarães Rosa)


Por Anni Sieglitz e Michèlle de Toledo Guirlanda

Imagens: Agência Brasil