15/10/2020

Fhemig abre processos seletivos para residências médica e em área profissional da saúde

Do dia 16 de outubro a 4 de novembro de 2020, estarão abertas inscrições para dois processos seletivos de residência na Fhemig: o de residência médica e o em área profissional da saúde. A novidade deste ano é que o cronograma dos dois processos ocorrerá simultaneamente, com etapas nas mesmas datas - incluindo a prova objetiva, a ser realizada no dia 5 de dezembro.


Além das inscrições, o período de 16 de outubro a 4 de novembro também será destinado ao envio de documentos do currículo, à solicitação de vaga como pessoa com deficiência e à solicitação de condições especiais para a realização da prova. O candidato que necessitar de isenção da taxa de inscrição tem entre os dias 16 e 19 de outubro para fazer a solicitação.

Os dois processos seletivos serão executados pela Fundação de Desenvolvimento da pesquisa (Fundep). Os editais estão disponíveis no site da Fhemig e outras informações deverão ser solicitadas exclusivamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (31) 3409-4153 (horário das 9h às 11h30min e das 13h30min às 16h30min, exceto sábados, domingos e feriados).

Vagas e especialidades

O programa de residência médica oferecerá 222 vagas em 22 especialidades (anestesiologia, cirurgia básica, cirurgia de mão, cirurgia geral, cirurgia oncológica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica médica, dermatologia, ginecologia e obstetrícia, infectologia, mastologia, medicina de emergência, medicina intensiva – entrada direta, neurocirurgia, neurologia, oncologia clínica, ortopedia e traumatologia, pediatria, pneumologia e psiquiatria) e 18 áreas de atuação (cirurgia do trauma, emergência pediátrica, endocrinologia pediátrica, endoscopia em ginecologia e obstetrícia, endoscopia respiratória, gastroenterologia pediátrica, infectologia pediátrica, medicina intensiva - pré-requisito, medicina intensiva pediátrica, medicina paliativa pediátrica, neonatologia, neurologia pediátrica, pneumologia pediátrica, psicoterapia, psiquiatria da infância e da adolescência, psiquiatria forense, toxicologia e ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia).

As vagas de residência médica estão distribuídas entre 14 unidades da Fhemig: Hospital João XXIII, Hospital Júlia Kubitscheck, Hospital Maria Amélia Lins, Hospital Infantil João Paulo II, Hospital Alberto Cavalcanti, Maternidade Odete Valadares, Hospital Eduardo de Menezes, Instituto Raul Soares e Cepai – em Belo Horizonte; Hospital Cristiano Machado – em Sabará; Hospital Regional Antônio Dias – em Patos de Minas; Hospital Regional João Penido – em Juiz de Fora; e Hospital Regional de Barbacena e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena.

Já o programa de residência em área profissional da saúde oferece 57 vagas em quatro áreas de concentração: 1) Atenção em Urgência e Emergência, para profissionais de enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia. 2) Atenção em Saúde Mental, para profissionais de enfermagem, serviço social, psicologia e terapia ocupacional. 3) Enfermagem Obstétrica, para profissionais de enfermagem e 4) Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, para profissionais de odontologia. As vagas estão distribuídas entre unidades Hospital João XXIII, Hospital Infantil João Paulo II, Instituto Raul Soares, Maternidade Odete Valadares e Hospital Júlia Kubitscheck– em Belo Horizonte, e Hospital Regional Antônio Dias – em Patos de Minas.

Para a coordenadora das Residências em Saúde da Fhemig, Elaine Azevedo, o desenvolvimento dos programas vai ao encontro do importante e estratégico papel formador da instituição. “Respondemos por grande parte da formação de especialistas no Estado de Minas Gerais. Os cenários de práticas com casuística diversificada e volumosa proporcionados pelo conjunto de unidades assistenciais da Fhemig representam uma rica oportunidade para o aprendizado e a qualificação de jovens profissionais da área de saúde. Além disso, as residências potencializam e qualificam esses campos, o que reflete em melhoria da qualidade e da segurança no atendimento aos usuários dos hospitais que são sede dos programas”, conclui.


Por Fernanda Moreira Pinto