29/10/2020

Presidente da Fhemig visita novas instalações do Galba Velloso

A Unidade Alternativa de Assistência à Saúde Galba Velloso (UAAS-GV) recebeu nessa quinta-feira, dia 29 de outubro, a visita do presidente Fábio Baccheretti Vitor, da diretora assistencial, Lucineia Carvalhais e de outros membros da diretoria da Fhemig, ao lado da diretora da unidade, Elizangela Lima, que foram conhecer as novas instalações e acompanhar a finalização das obras no local, que devem ser concluídas em novembro.

Após passar por obras estruturais e montar sua equipe multiprofissional, a UAAS-GV recebeu nessa semana seus primeiros pacientes, encaminhados pelo Hospital Júlia Kubitschek (HJK). Esses pacientes são de baixa complexidade e foram transferidos para os leitos clínicos de retaguarda do HGV, criados para receber preferencialmente os casos referenciados nas unidades da Fhemig que estão atendendo covid-19 e, com isso, tiveram seus leitos reduzidos para os demais casos.


Inicialmente, são leitos de enfermaria (Ala E) e na Unidade de Decisão Clínica e Estabilização, para casos de internações que não sejam de covid-19. Já foram disponibilizados 35 leitos para encaminhamentos por meio da Central de Internação (CINT-BH), além dos encaminhamentos internos na própria Rede Fhemig.

“O Galba Velloso foi preparado para receber leitos clínicos em um momento crítico, quando o cenário pandêmico exigia respostas rápidas e a rede teve que se reorganizar para não desassistir seus pacientes. As instalações estão modernas, adequadas para esse novo perfil assistencial”, avaliou o presidente.

Essa expansão de leitos alternativos é fundamental para garantir o cuidado aos pacientes historicamente atendidos na Fhemig, em especial os portadores de HIV e de outras doenças infectocontagiosas, referenciadas no Hospital Eduardo de Menezes, assim como os pacientes de outras doenças respiratórias (Pneumologia) referenciados no Hospital Júlia Kubitschek.


Decisão de revocacionamento do Galba Velloso

No final de março desse ano, em meio à situação pandêmica e à necessidade de direcionar os atendimentos aos casos suspeitos e confirmados de covid-19 para unidades referenciadas, foi elaborado o Plano de Capacidade Plena Hospitalar (PCPH), reorganizando os leitos da Rede Fhemig para garantir o fluxo assistencial para a população.

Esse Plano estabeleceu o Hospital Eduardo de Menezes como unidade referência e, o Hospital Júlia Kubitschek como sua retaguarda principal. Portanto, leitos clínicos foram destinados à covid-19 e os pacientes de outras patologias precisavam ser redistribuídos em outras unidades.

O Hospital Galba Velloso foi revocacionado para receber os pacientes clínicos, que não fossem covid-19, que seriam referenciados nas unidades que então atendiam aos casos de coronavírus.

Para efetivar esse revocacionamento, os 22 pacientes que se encontravam no Galba e que ainda necessitariam de internação hospitalar foram progressivamente transferidos, entre março e maio, para o Instituto Raul Soares, mantendo-se a mesma linha de cuidados.

Após a transferência dos pacientes, foram iniciadas as obras de readequação do hospital, preparando-o para o atendimento clínico necessário ao perfil assistencial de retaguarda. Além da entrega física dos leitos clínicos, a UAAS-GV convocou ainda chamamentos emergenciais para montar as equipes assistenciais, multidisciplinares, necessárias ao novo atendimento, que será mantido enquanto houver a demanda durante a pandemia.

 

Por Michèlle de Toledo Guirlanda
ACS/ Fhemig