06/11/2020

Posto de Coleta de Leite Humano é inaugurado no HJK

 

Foi inaugurado ontem, 05 de novembro (quinta-feira), o novo posto de coleta de leite humano do Hospital Júlia Kubitschek (HJK). O espaço ficará localizado dentro da Casa da Gestante, Bebê e Puérpera da unidade e irá, além de receber puérperas que tenham uma produção excedente de leite para doar, oferecer auxílio a mulheres que tenham quaisquer dúvidas ou dificuldades relacionadas ao ato de amamentar.

Estiveram presentes na cerimônia de inauguração, o diretor da unidade, Samar Musse, a gerente assistencial, Inessa Bonomi, a gerente de apoio ao diagnóstico terapêutico, Cláudia Andrade, a coordenadora da Maternidade do HJK, Ana Raquel Lara, e toda a equipe de saúde materna infantil, além de Maria Hercília Barbosa, responsável pelos bancos de leite do Estado.

Segundo a nutricionista referência materno-infantil do HJK, Cristiane Andrade, a ideia é que o posto de coleta seja um espaço de promoção e apoio à amamentação. “Mulheres que não queiram ou possam doar o leite humano, mas tenham dificuldades na amamentação, como traumas mamilares, dificuldade de pega ou qualquer dúvida relacionada ao manejo do aleitamento materno, pode nos procurar”, explica a profissional. Para isso, o posto contará com uma equipe multiprofissional e especializada, formada por enfermeira, nutricionista, fonoaudióloga e técnico de enfermagem, existindo ainda o suporte do comitê de aleitamento do HJK.

O posto de coleta atenderá tanto o público externo, quanto as mulheres que por ventura estejam internadas na maternidade. Além disso, também será um local de apoio para funcionárias do hospital que amamentam. O posto funcionará em horário comercial, de 8h às 17h. As mães que desejarem doar leite pela manhã, poderão entrar em contato com a Casa da Gestante para realizar o agendamento. À tarde, a demanda será espontânea, podendo a doadora ser atendida no momento de sua chegada.

Requisitos

Para ser doadora, a mãe precisa estar amamentando ou ordenhando leite para o próprio filho, ter excesso de leite, apresentar exames de pré-natal ou pós-natal compatíveis com a doação de leite humano. Outros critérios são não ter tido hepatite nem ter sido submetida a transfusão sanguínea no último ano, não usar drogas, álcool, ou de substâncias que sejam incompatíveis com a amamentação. A mãe também não deve estar fazendo uso de tintura a base de amônia ou procedimentos estéticos com formol.

 

Por Anni Sieglitz