10/11/2020

Hospital Alberto Cavalcanti recebe equipamento doado pela Alemanha

O Hospital Alberto Cavalcanti (HAC) foi contemplado com a doação de um aparelho nasofibrolaringoscópio, utilizado em exames e pequenos procedimentos essenciais nos casos de pacientes oncológicos com complicações respiratórias e, principalmente no diagnóstico e tratamento do câncer de cabeça e pescoço, uma das especialidades mais atuantes na unidade – referência em Oncologia. O equipamento foi entregue pessoalmente pelo cônsul geral da Alemanha, Dirk Augustin, ao governador Romeu Zema, ao secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral,ao presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti Vitor, e à diretora do HAC, Viviane Cunha, no dia 9 de novembro.


O aparelho é utilizado em procedimentos de nasofibrolaringoscopia, exame que fornece imagens da mucosa nasal, da laringe e da faringe, permitindo diagnóstico preciso de condições que podem afetar estas partes. Caso alguma lesão seja encontrada é possível remover amostra de tecido para análise por meio de biópsia e, posteriormente, diagnóstico.

“Estamos em processo de aproximação para viabilizar projetos de cooperação entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e a Alemanha”, afirmou o secretário da pasta, Carlos Eduardo Amaral. Segundo ele, o nasofibrolaringoscópio chega em boa hora para complementar os exames oncológicos realizados na Rede Fhemig.

O presidente da Fhemig, Fábio Baccheretti Vitor, lembrou a importância da doação para a melhoria da qualidade da assistência: “Como todos sabem, dentro da oncologia, um dos fatores mais importantes de bom prognóstico e cura é o diagnóstico precoce. E esse equipamento, especialmente, é fundamental no diagnóstico de várias doenças que acometem o sistema respiratório superior – como laringe,faringe, nasofaringe, entre outras. Essa doação do consulado alemão vai aumentar a possibilidade de cura dos pacientes atendidos no Hospital Alberto Cavalcanti”.


Laços Fortes

“Nosso objetivo é fortalecer os laços entre Alemanha e o estado de Minas Gerais por meio de projetos que fortaleçam o sistema público de saúde do estado no que se refere à detecção do câncer. Temos um fundo para projetos de pequeno porte e este é um dos que estamos realizando. Espero que seja só o começo de mais interação entre nós. Estou feliz por estar aqui”, afirmou Dirk Augustin, referindo-se à parceria Minas Gerais e Alemanha.

Segundo a diretora do hospital Alberto Cavalcanti, Viviane Cristina da Cunha, todas as pessoas que operam cabeça e pescoço precisam do equipamento antes, durante e depois das cirurgias. “Cerca de 100 pessoas, mensalmente, serão beneficiadas com o aparelho.”

O equipamento, pouco maior que uma TV de porte médio, foi entregue ao governador, que recebeu, também, o presidente da Fhemig e o cônsul honorário da Alemanha em Minas Gerais, Victor Sterzik. A previsão é de que o nasofibrolaringoscópio comece a funcionar em cerca de quinze dias.

Visita ao Hospital Júlia Kubitschek

Após a entrega do equipamento no Gabinete do governador, o cônsul alemão e o cônsul honorário visitaram o Hospital Júlia Kubitschek ao lado do presidente da Fhemig, do diretor da unidade, Samar Musse Dib, da diretora do HAC e de gestores do HJK. Os visitantes foram conhecer o atendimento e a estrutura assistencial do hospital, referência em pneumologia e tisiologia, além de estar atuando como retaguarda nas internações de pacientes da covid-19.

 

Por Raquel Ayres e Michèlle Guirlanda
Fotos: Governo de Minas e Everton Souza