15/12/2020

Casa de Saúde Padre Damião completa 75 anos vislumbrando o futuro

Referência em reabilitação física, a equipe oferece cuidados que devolvem qualidade de vida a pacientes incapacitados por acidentes ou motivos clínicos

A vocação em cuidar das pessoas é definida pelo trabalho da equipe da Casa de Saúde Padre Damião (CSPD) que, neste 15 de dezembro, completa 75 anos de existência e de atuação presente na comunidade da região de Ubá. Com o início marcado pela assistência às pessoas acometidas pela hanseníase, a antiga colônia acompanhou as mudanças ao longo dos anos, se aperfeiçoou, e hoje é referência em reabilitação, fisioterapia e geriatria para um entorno de 20 municípios - e uma população de mais de 215 mil habitantes.

Atualmente, a CSPD faz parte do Complexo de Reabilitação e Cuidados Integrados da Rede Fhemig, viablizando a implantação de leitos para pacientes que demandam tratamentos prolongados e atendimento ambulatorial pelo SUS aos municípios pactuados da microrregião. A unidade ainda garante os direitos dos ex-pacientes remanescentes da colônia, não só os inserindo na linha de cuidados como também promovendo sua reintegração à comunidade local.

São oferecidas as especialidades de dermatologia, pediatria, ginecologia, clínica médica, ortopedia, otorrinolaringologia, cardiologia e reabilitação física, em atendimento ambulatorial e multidisciplinar. A unidade possui 31 leitos de clínica médica e outros 60 leitos inclusivos, ou asilares, para abrigar os pacientes remanescentes.

"A Casa de Saúde Padre Damião e toda sua equipe estão de parabéns por sua história de luta e superação. Afinal, esse é o sentimento que temos: estamos nos reiventando, pensando nos desafios do futuro, sem deixar de assistir aos nossos primeiros pacientes, aquelas pessoas que foram segregadas em uma época em que a hanseníase não tinha cura e era vista com medo e preconceito na sociedade. Foi o cuidado com esses pacientes, de forma humanizada, que moldou o perfil assistencial dessa Casa. Com essa bagagem, podemos enfrentar o desafio de nos tornar um grande centro de cuidados integrados. E, dessa forma, trazer, cada vez mais, serviços contratualizados pelos municípios - garantindo não somente a sustentabilidade da unidade, como ainda a ampliação da assistência aos usuários do SUS em uma área muito demandada", define o diretor da CSPD, Claudinei Emídio Campos.

A importância da humanização na assistência é pontuada pelo presidente da Fundação Hopitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Fábio Baccheretti Vítor: "A criação das Casas de Saúde da Fhemig foi fundamental no trato dos pacientes pertencentes às colônias de hanseníase no Estado. A Casa de Saúde Padre Damião (CSPD) comemora, hoje, 75 anos se dedicando ao acolhimento dessas pessoas, contribuindo para o tratamento humanizado, cuja doença gerou grande impacto em suas vidas. É justamente essa humanização da linha de cuidado prestada aos moradores residentes no entorno da CSPD que nos faz acreditar que é possível acolher, cuidar e reconhecer a importância do trabalho realizado na região de Ubá. Parabéns a todas as pessoas que contribuem para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes!", conclui.

Preservação da memória de ex-moradores da comunidade

O Memorial da Saudade é um projeto inédito nas ex-colônias de hanseníase do Brasil. Foi idealizado pelo Prof. José Afrânio da Silva e por um grupo de voluntários da comunidade. A construção teve início no ano de 2016, no Cemitério Cantinho do Céu, localizado na Casa de Saúde.
É um espaço de homenagem, preservação de lembranças e histórias de vida de damianenses de saudosa lembrança que já partiram.

O espaço visa trazer para nossos dias a memória de tantos e tantas que ali viveram, sofreram, morreram, foram sepultados e esquecidos a partir de 1946. Desta forma, o projeto refaz parte de muitas histórias de vida e concilia o passado, o presente e o futuro, em memória de um passado de exatos 75 anos.

Histórico

A Casa de Saúde Padre Damião está situada no Município de Ubá – MG, numa área de 42 hectares, distante 10 km da cidade de Ubá, a 6 km de Tocantins e a 290 km de Belo Horizonte, no km 6 da MG.265 – Rodovia Ubá-Juiz de Fora.

Foi inaugurada em 15 de dezembro de 1945 pelo Governo do Estado de Minas Gerais e a denominação foi escolhida como homenagem a Jozef Damien de Veuster, nome de batismo de Padre Damião, que deu a vida pelos hansenianos na Ilha de Molokai, no arquipélago do Havaí. Na época Molokai era chamada de “ilha maldita”, hoje é atraente ponto turístico das Ilhas Havaí (50º estado norte-americano). Padre Damião nasceu na Bélgica em 1840 e veio a falecer, vítima da hanseníase, em 1889. Foi canonizado em 2009, em Roma, passando a ser venerado como São Damião de Molokai. Sua vida, seu exemplo, doença e morte sacudiram as consciências adormecidas e abalaram o mundo.

Fonte: Portal Voz Damianense - https://vozdamianense.blogspot.com/, gerenciado pelo Prof. José Afrânio da Silva, ex-paciente de hanseníase do período de internação compulsória e professor aposentado pela Secretaria de Educação de Minas Gerais.

Por Michèlle de Toledo Guirlanda