26/12/2020

HJXXIII abre inscrições para primeira residência de queimados de MG

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) abrirá, na próxima segunda-feira, 28, as inscrições para a primeira residência médica voltada ao tratamento de queimados em Minas Gerais. Os selecionados vão atuar no Hospital João XXIII (HJXXIII), uma das maiores unidades de pronto-socorro da América Latina, referência nacional no atendimento a pacientes queimados. Serão apenas duas vagas e o prazo para se inscrever vai até o dia 06 de janeiro.  


De acordo com coordenadora da residência de tratamento de queimados e coordenadora do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) e da cirurgia plástica do HJXXIII, Kelly Danielle de Araújo, a formação de especialistas que saibam lidar com o queimado, conhecendo a logística de um CTQ, pode favorecer a criação de novos centros. “O Estado de Minas Gerais está carente de novos centros de tratamento de queimados. Sabemos o quão peculiar é a abordagem desse tipo de paciente, necessitando de profissionais capacitados em todas as áreas envolvidas no tratamento multidisciplinar. A residência será um treinamento no tratamento de queimaduras. Claro, com abordagem cirúrgica, primordialmente, mas com aprendizado juntamente às equipes de clínica médica e multiprofissional”.

O Programa de Residência Médica do João XXIII terá carga horária de 60 horas semanais e duração de um ano. Para se inscrever é necessário ter concluído a residência em cirurgia plástica e ser credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC), ou estar prevista a conclusão até 15 de março, com registro no sistema da CNRM.

O processo seletivo será feito por meio de uma prova objetiva, que será realizada no dia 02 de fevereiro. Veja aqui o edital com todos os detalhes. Mais informações pelo (31) 3239-9251 ou pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Por Aline Castro Alves