25/01/2021

Casas de saúde da Fhemig iniciam vacinação

Grande parte dos servidores das casas de saúde da Rede Fhemig começou a receber na quinta-feira (21/01), a primeira dose da vacina contra a covid-19. Somente no primeiro dia, 31 profissionais de saúde da Fhemig foram vacinados na Casa de Saúde Santa Izabel (CSSI), em Betim, e outros 120 profissionais da área assistencial da Casa de Saúde Padre Damião (CSPD), em Ubá, já estão sendo imunizados.

Galeno Hassen Sales, médico clínico e geriatra da CSSI, foi um dos primeiros a receber a primeira dose da vacina na unidade.  “Como profissional de saúde, me senti acolhido depois desses meses todos de trabalho cansativo na luta contra a covid-19. Me sinto muito esperançoso, pois temos em mãos uma ferramenta poderosa para tentar diminuir essa tragédia que está acontecendo na vida de todos nós”, afirmou o médico.

A enfermeira da CSSI, Luciene Aparecida Silva Dias, que foi infectada pela covid-19,  recentemente, está aliviada. “Tive covid e apresentei apenas sintomas leves. Estava muito ansiosa pela vacinação. Foi muito bom ter vacinado ontem e estou muito agradecida a Deus por esta oportunidade”, contou.

Outra imunizada foi a técnica em enfermagem da CSSI, Mariza Aparecida dos Santos Silva, a chegada da vacina vai trazer mais motivação para todos. “A expectativa agora é tomar a segunda dose, continuar seguindo as orientações e uso correto dos EPIs”, afirmou a servidora que segue esperançosa de que em breve todos na unidade já estarão vacinados.

Para o diretor da Casa de Saúde Santa Izabel, Fabrício Giarola Oliveira, a vacinação dos profissionais de saúde é de grande importância, já que eles estão em constante exposição no cuidado com o outro. “Eles colocam as próprias vidas em risco. Precisamos proteger quem cuida da população”, afirma Fabrício, que também ressalta a importância de imunizar os pacientes institucionalizados. “Os pacientes asilares, ex-hansenianos, são pessoas idosas, de saúde fragilizada, que possuem maior risco de agravamento e óbitos ao contraírem a doença. Vacinando eles, além de protegermos esse grupo, ainda ajudamos a evitar surtos da doença nas casas de saúde”, explica.

Ubá

O início da vacinação na Casa de Saúde Padre Damião (CSPD), em Ubá, que também aconteceu na quinta-feira (21/01), contou com a presença do Prefeito Municipal de Ubá, Edson Teixeira Filho, do vice-prefeito e secretário municipal da cidade, Antônio Carlos Jacob, e da diretora da Gerência Regional de Saúde (GRS), Aline Santos Almeida Prado, além da presença do diretor da unidade, Claudinei Emídio.

vacinao covid cspd

Na ocasião de lançamento da campanha na unidade, apenas alguns servidores foram vacinados. Os demais 120 profissionais da área assistencial da CSPD começaram a ser vacinados na sexta-feira (22/01), na Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

A coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da CSPD, Sandra Maria Jannotti Quintão foi escolhida para ser a primeira servidora da unidade a receber a vacina, como reconhecimento pelo trabalho realizado na criação dos fluxos de acolhimento e recepção dos pacientes e comunidade com sintomas gripais que vivem na Padre Damião. “Hoje me sinto feliz porque foram tempos difíceis, de muito estudo, muita luta na aquisição dos EPIs e demais insumos, mas também de muita união no enfrentamento da pandemia. Ainda não vencemos a covid-19, mas com a chegada da vacina, já podemos ter esperança de que a pandemia chegará ao fim. Portanto, cabe a cada um de nós continuarmos com as medidas de barreira e torcer para que todos os brasileiros possam ter acesso breve à vacina”.

Pacientes

Além dos servidores, 46 pacientes institucionalizados (que residem nos lares inclusivos das casas de saúde) serão vacinados na própria na CSSI, em parceria com a Secretaria Municipal da cidade e outros 34 na CSPD. Vacinação esta que já aconteceu na Casa de Saúde Santa Fé (CSSFé), na qual os 38 pacientes institucionalizados, com idade acima de 60 anos, já foram vacinados na manhã de hoje, 22. A previsão é que os pacientes institucionalizados a Casa de Saúde São Francisco de Assis (CSSFA) sejam imunizados já na manhã de hoje (25/01).

Documentação

Para receber a vacina, o servidor não precisa obrigatoriamente apresentar o cartão de vacinação, mas deve ter em mãos documentação com foto e CPF.  A data de vacinação dos demais servidores que trabalham nas casas de saúde da Rede Fhemig será determinada por cada município onde elas estão localizadas, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde.

Por Aline Castro Alves