08/07/2021

Hospital João XXIII participa de projeto de reestruturação de hospitais públicos

Proadi-SUS terá como foco promover melhorias nos processos assistenciais a pacientes cirúrgicos da unidade 

O Hospital João XXIII (HJXXIII), da Rede Fhemig, foi selecionado para participar do projeto de Reestruturação de Hospitais Públicos (RHP) do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), biênio 2021-2022. A visita de apresentação e avaliação da unidade foi realizada, nesta semana, pela equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e por representantes do Ministério da Saúde.

O projeto destaca a importância da aprendizagem como ambiente para promoção de práticas inovadoras e de disseminação da cultura organizacional, por meio de ferramentas sistematizadas e implantação de normas e políticas. O objetivo é desenvolver ações que melhorem os processos assistenciais, administrativos e gerenciais dos hospitais do SUS - com enfoque na avaliação, auditoria e no monitoramento contínuo de processos, visando ainda a redução de custos, a partir do gerenciamento consciente dos recursos humanos e materiais. 

“Esta modernização e otimização dos processos de trabalhos ligados à assistência e com foco no paciente são de grande importância para a consolidação do Complexo Hospitalar de Urgência. Além disso, contribuem muito para a padronização da rotina e para a redução de riscos aos pacientes,  familiares e trabalhadores da saúde”, afirma o diretor do Complexo Hospitalar de Urgência da Fhemig, Fabrício Giarola Oliveira. 

Foco no paciente cirúrgico

No João XXIII, o foco do projeto serão os processos de trabalho associados ao paciente cirúrgico adulto. A unidade vai receber visitas frequentes da equipe do HAOC, que será responsável pela realização de oficinas de capacitação e cursos à distância, voltados para a otimização da assistência e para uma distribuição mais racional dos recursos disponíveis, contribuindo para a melhoria da qualidade do cuidado oferecido e para a redução de desperdícios.

Segundo a anestesista Luciana Cota, o projeto vai avaliar todo o processo que envolve as cirurgias da unidade e orientar as equipes sobre os fluxos para otimização dos recursos físicos e humanos. “O João XXIII presta um importante serviço de atendimento ao politrauma. No entanto, temos o grande desafio de conciliar os atendimentos de urgência e emergência com o atendimento realizado durante o período de internação, que inclui uma média de 600 cirurgias por mês. Os dois são de grande importância, já que o giro dos leitos depende dessa sintonia. Participar do projeto vai nos ajudar a melhorar essa logística”. 

Para isso, nos próximos meses, a equipe do hospital envolvida no projeto vai realizar um diagnóstico e elaborar os planos de ação referentes aos processos incluídos no cuidado do paciente cirúrgico adulto, abrangendo os mais variados setores hospitalares. 

“Toda a equipe do HJXXIII está animada e comprometida com o sucesso do projeto. O maior beneficiado será o paciente, que vai receber um atendimento ainda mais seguro e de qualidade”, afirma a coordenadora do Núcleo de Risco, Márcia Cristina da Silva. 

Por Aline Castro Alves