16/07/2021

Museu da Loucura reabrirá no próximo domingo (18)

Com a entrada da cidade de Barbacena na Onda Amarela do programa Minas Consciente - o que possibilita a retomada segura de atrativos culturais - o Museu da Loucura, localizado nas dependências do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena (CHPB), voltará a receber visitações públicas a partir do dia 18 de julho (domingo), das 9h às 17h.

Para que o retorno seja feito de forma gradual e responsável, o museu cumprirá todos os protocolos sanitários e medidas de segurança, com redução no horário de funcionamento e agendamento de visitas, pelo telefone (32) 3339-1611 ou por e-mail, Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. No início, o Museu da Loucura não receberá grupos acima de 10 visitantes.

Cada sala de exposição permitirá um número máximo de pessoas, que deverão manter uma distância segura de 1,5 m entre eles. O uso da máscara será obrigatório e todos os visitantes terão sua temperatura aferida antes da entrada no estabelecimento. Além disso, ficará disponível o dispensador de álcool em gel a 70%, para a higienização das mãos.

Sobre o Museu da Loucura

O Museu da Loucura foi inaugurado em 16 de agosto de 1996, por meio de uma parceria entre a Fhemig e a Fundação Municipal de Cultura de Barbacena (Fundac). É uma importante construção arquitetônica, considerada cartão postal do CHPB.

O objetivo principal do museu é resgatar a história do primeiro hospital psiquiátrico de Minas Gerais, o lendário Hospital Colônia de Barbacena. Seu acervo é composto por textos, fotografias, vídeos, documentos, equipamentos, objetos e instrumentação cirúrgica, que relatam a história do tratamento ao portador de sofrimento mental.

O Museu da Loucura serve de elo entre a instituição e a sociedade, e pretende proporcionar a quebra do estigma contra o portador de sofrimento mental, despertando reflexões sobre as fronteiras entre a loucura e a razão.

Por Anni Sieglitz