09/08/2021

Hospital Regional Antônio Dias terá novo tomógrafo em funcionamento ainda neste mês

Em visita a Patos de Minas, o secretário de Saúde Fábio Baccheretti anunciou a instalação do novo equipamento para suprir demanda da região

Em visita ao Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), no último sábado (7/8), o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, anunciou a instalação de um novo tomógrafo para a unidade. “Ainda neste mês, o equipamento estará em funcionamento para ajudar nos atendimentos da região, já que o HRAD é referência para casos de traumas e urgências clínicas, como acidentes vasculares cerebrais (AVC), por exemplo. Com essa aquisição, teremos dois tomógrafos na unidade, já que o antigo passou recentemente por uma reforma”, explica.

O planejamento e o início do processo começaram há cerca de um ano, como explicou a presidente da Fhemig, Renata Dias. “A obra do tomógrafo foi planejada pelo secretário, quando esteve à frente da Fhemig. O equipamento já havia sido comprado, demos continuidade à implementação e hoje estamos aqui concretizando um sonho há muito tempo esperado pela população”, diz.

A diretora do HRAD, Valéria Costa Queiroz, concorda que será uma grande contribuição para a qualidade do atendimento prestado aos usuários. “Nosso antigo equipamento já está com a vida útil comprometida e sozinho não suporta o volume de exames que realizamos, principalmente na urgência. Com um aparelho mais moderno, esperamos melhorar o fluxo dos atendimentos de forma considerável”, avalia.

O HRAD ocupa uma posição estratégica, com grande capacidade de resposta aos usuários. Mesmo assim, devido à escassez de outros prestadores na região e pelo fato de ser referência para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), para as Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e nos atendimentos de alta complexidade, sua sobrecarga tem sido frequente nos últimos meses, principalmente por causa do dos casos da covid-19, que também são referenciados no hospital.

“Além de novos equipamentos, que contribuem para a qualidade e a agilidade da assistência, também trabalhamos com um Plano de Capacidade Plena Hospitalar (PCPH) específico para o HRAD, nos mesmos moldes do documento padrão da Fhemig,  que é um norteador para contingenciar e organizar a gestão de leitos e o fluxo hospitalar”, informou a diretora assistencial Lucineia Carvalhais. O PCPH entrou em implantação há 30 dias e já foi acionado na unidade.

Os gestores,  acompanhados pelo diretor clínico do HRAD, Alfredo Nakao, percorreram o hospital, visitaram os setores de atendimento aos casos de covid-19, as Unidades de Terapia Intensiva Adulto, Neonatal e Pediátrica, a Maternidade (especializada em gestações de alto risco), entre outros locais. Ainda em Patos de Minas, o secretário, a presidente e a diretora da Fhemig participaram do lançamento da Santa Casa no município, ao lado do Governador Romeu Zema, do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão, e de autoridades da região.

Perfil assistencial do HRAD

O HRAD realiza atendimentos de média e alta complexidade e é referência regional em Urgências e Emergências, atendendo a cerca de 700 mil habitantes de 33 municípios circunscritos na Macrorregião Noroeste. O hospital conta com UTI Adulto e Neonatal, além de maternidade de alto risco, e oferece atendimento nas áreas de clínica médica, clínica pediátrica, cirurgia geral, cirurgias oncológicas, ortopedia, bucomaxilofacial, neurologia e ginecologia e obstetrícia. O hospital ainda possui atendimento ambulatorial eletivo para pacientes egressos em ortopedia, cirurgia geral, cirurgia plástica reparadora, ginecologia e obstetrícia, entre outros.

Por Michèlle de Toledo Guirlanda
​​​​​​​Fotos: Fábio Marchetto