05/11/2021

Fhemig realiza Fórum Científico virtual

Evento será on-line, com transmissão pelo YouTube e pela plataforma EAD da Fundação, nos dias 9 e 10/11

Realizado de dois em dois anos, esta é a primeira edição do Fórum Científico da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) em formato inteiramente digital, transmitido pelo YouTube e pela plataforma de Ensino a Distância (EAD) da instituição. Com o tema “Ciência em tempos de pandemia”, o 7º Fórum será nos dias 9 e 10 de novembro (terça e quarta-feira) e poderá ser acompanhado por meio do link www.fhemig.mg.gov.br/forum.


Mesmo com os desafios diários impostos pela pandemia da covid-19, a Fhemig explorou seu potencial ao produzir pontualmente pesquisas factuais que contribuíram para a melhoria da assistência hospitalar nesse cenário. Além das palestras e espaços de discussão, o Fórum também premiará os melhores trabalhos inscritos nesse período.

Conheça a programação e participe!

7º FÓRUM CIENTÍFICO DA FHEMIG – ‘’CIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA’’

DIA 9/11

14h30 - Cerimônia de abertura e pronunciamentos oficiais

15h - Palestra Magna: “Contribuição das vacinas no enfrentamento à pandemia da covid-19
Convidado Especial: José Geraldo Leite Ribeiro - Pediatra, epidemiologista, mestre em Medicina Tropical.

15h45 - Homenagem especial: Roberto Marini Ladeira - Destaque no fomento à pesquisa e ensino da Fhemig.

16h – Premiação dos melhores trabalhos do 7º Fórum Científico da Fhemig.


DIA 10/11

09h – Abertura do 2º Encontro da Residência em Saúde da Fhemig.

09h05 às 10h30 - Mesa Redonda “Interfaces entre a Pesquisa e a Residência em Saúde”

1. A importância da pesquisa na formação profissional. Convidada: Elaine de Andrade Azevedo - Farmacêutica e mestre em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialização em Farmacologia pela Universidade Federal da Lavras (UFLA) e MBA em Acreditação em Saúde pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais/ Fundação Educacional Lucas Machado (Feluma). Coordenadora das Residências em Saúde da Fhemig.

2. O percurso da pesquisa na residência multiprofissional. Convidada: Iara Barreto Bassi - Fonoaudióloga, mestre e doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu) da Fhemig.

3. Avaliação da saúde mental de médicos residentes da Rede Fhemig. Convidada: Giulia Campos Lage - Graduada em Medicina pelo Uni-BH, R2 em Psiquiatria no Instituto Raul Soares (IRS).

10h às 12h – Mesa Redonda “Pesquisa e Inovação na Residência: Melhores Trabalhos”

1. Estudo histopatológico das placentas de gestante com covid-19. Pesquisadora: Ana Carolina Spinelli de Morais e Castro - Enfermeira pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), especialista em Saúde Cardiovascular pela residência multiprofissional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Médica pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde (Suprema/JF) e, atualmente, R3 de Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Regional João Penido (HRJP)/Fhemig.

2. Influência do isolamento obrigatório no serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial em um hospital de trauma nível 1 durante a pandemia. Pesquisadora: Laura Braga Figueiredo - Formada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); atualmente no segundo ano de residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital João XXIII (HJXXIII)/ Fhemig.

3. Gravidade da covid-19 em Pediatria e necessidade de oxigenoterapia. Pesquisadora: Dayra Aparecida de Almeida Pinheiro - Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (FCMS/JF – Suprema); atualmente é residente do programa de residência médica em Pediatria do Hospital Regional João Penido (HRJP)/ Fhemig.

4. Gestação na adolescência: análise do perfil de gestantes adolescentes e desfecho perinatal realizada no Hospital Júlia Kubitschek. Pesquisadora: Luciana Vieira Martins - Médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG), ginecologista e obstetra no Hospital Júlia Kubitschek, ultrassonografista em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Odilon Behrens.

5. Mortalidade materna: análise dos anos 2016 a 2021 pelo Comitê Materno Infantil do Hospital Júlia Kubitschek. Pesquisadora: Verônica Tavares Ribeiro – Médica graduada pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG); residente em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Júlia Kubitschek.

6. Explorando o teste AUDIT e seus parâmetros em um hospital pediátrico. Pesquisadora: Mércia Beatriz Martins Silva - Enfermeira pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), residente em Urgência e Emergência do programa de residência multiprofissional do Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII)/ Fhemig.

12h às 14h - Intervalo / Visita virtual aos Pôsteres

14h às 16h - Mesa redonda - “A produção científica e tecnológica na Rede Fhemig”.

1. “Relevância das pesquisas durante a pandemia e seu impacto na clínica”. Convidado: Bruno Ramos Nascimento (Hospital das Clínicas /UFMG) - MD, MSc, PhD, FACC. Médico cardiologista titulado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e cardiologista intervencionista titulado pela Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. Mestre e doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFMG, na área de concentração de Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto. Professor-Adjunto do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG. Hemodinamicista do Hospital das Clínicas da UFMG, do Hospital Universitário Ciências Médicas e do Hospital da Unimed-BH. Coordenador do projeto de pesquisa sobre o Programa de Rastreamento da Valvopatia Reumática e outras Doenças Cardiovasculares (PROVAR+) da UFMG. Pesquisador pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mostra das pesquisas de destaque nas unidades da Rede Fhemig:
a) 15 anos monitorando as recomendações para o início do tratamento para HIV no estado de Minas Gerais: um estudo seccional para a avaliação da eficácia da terapia antirretroviral em pessoas que vivem com o HIV. Pesquisadora: Cássia Cristina Pinto Mendicino - Graduação em Farmácia Bioquímica, pós-graduação em Vigilância e Controle de Infecção, mestrado em Epidemiologia, doutorado em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela McGill University em Montreal (Canadá). Experiência na área de saúde coletiva, com ênfase em Epidemiologia do HIV, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia antirretroviral, recuperação imunológica, comorbidades de pessoas que vivem com HIV em tratamento antirretroviral, e em construção de bancos para análise de sobrevivência, incluindo variáveis do tempo dependente.

b) Acesso pré-auricular transmassetérico: descrição de uma nova abordagem para exposição de fraturas de côndilo mandibular. Pesquisador: Guilherme Veloso Ramos - Cirurgião-dentista formado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes); aperfeiçoamento em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (IES); membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial; residente em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital João XXIII (HJXXIII)/ Fhemig.

c) Resposta imunológica contra o vírus da hepatite B em profissionais de um hospital público de Minas Gerais. Pesquisador: Carlos Vinícius Caetano Dias Ortelan - Enfermeiro especialista em Saúde do Trabalhador na Fhemig; cirurgião Dentista especialista em Saúde da Família, graduado pela Universidade de Maringá.

d) Série temporal dos óbitos de casos internados por covid-19 entre os anos de 2020 e 2021 nas unidades da Fhemig. Pesquisadora: Fabiana Guerra Pimenta - Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), mestrado em Cirurgia e Oftalmologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós-graduação em Controle de Infecção Hospitalar e Informática em Saúde. Atualmente é assessora técnica da Diretoria Assistencial (Dirass) na Fhemig. Possui experiência com ênfase em Controle de Infecção Hospitalar e Saúde Baseada em Evidências.

e) Análise do tempo de decanulação e liberação de via oral em pacientes traqueostomizados da Clínica Médica. Pesquisadora: Gláucia Regina Soares Gonçalves - Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com especialização em Audiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e especialização em Oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). Fonoaudióloga no Hospital Alberto Cavalcanti (HAC)/Fhemig. Fonoaudióloga no Centro Psicopedagógico de Nova Lima

16h às 17h30 - Mesa redonda – “Ciência e Inovação nas Instituições Públicas Mineiras – o que há de novo?
Moderador: Flávio Diniz Capanema

1- “Desenvolvimento de pesquisa conjunta Fhemig / Fiocruz: Kit Diagnóstico Point of Care para detecção do vírus da covid-19”. Convidado: Rubens Lima do Monte Neto (Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz /Centro de Pesquisa René Rachou) - Biólogo formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestrado e doutorado em Farmacologia, respectivamente pela UFPB e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estágio doutoral e pós-doutoral no Centro de Pesquisas em Infectologia do Centro Hospitalar da Universidade Laval, em Quebec, Canadá. Pesquisador visitante na Faculdade de Medicina Veterinária, Universidade de Montreal, Canadá. Desde 2015, é pesquisador no Instituto René Rachou/Fiocruz Minas, onde integra o grupo de pesquisas em Biotecnologia Aplicada ao estudo de Patógenos e é membro permanente do programa de pós-graduação em Ciências da Saúde (nível 7 - CAPES). Coordena projetos financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Instituto Serrapilheira, ISID e Fiocruz. Projetos desenvolvidos em parceria com MMV e Atomwise. Bolsista de produtividade em pesquisas do CNPq e pesquisador mineiro pela Fapemig. Fundador da startup CEPHA Biotech, com foco no desenvolvimento, licenciamento e transferência de tecnologia em diagnóstico molecular. Atua nas áreas: descoberta de fármacos antileishmania; diagnóstico molecular e o desenvolvimento de vacina contra as leishmanioses.

2- “Incorporação das melhores evidências nos processos assistenciais: a experiência do Hospital Infantil João Paulo II”. Convidada: Bárbara Araújo Marques - Médica pediatra e infectologista pediátrica, preceptora da residência de Pediatria no Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII)/ Fhemig e vice-coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme). Mestre em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

3- “Modelo de gestão integrada dos NIT’s das instituições científicas, tecnológicas e de inovação, integrantes da administração pública do Estado de Minas Gerais”. Convidado: Bruno Coelho Resende de Castro (coordenador do Núcleo de Inovação e Proteção ao Conhecimento da Fundação Ezequiel Dias – Nipac/Funed). Advogado e administrador. Mestre em inovação tecnológica e propriedade intelectual.

17h30 às 18h – Considerações Finais / Encerramento