21/10/2021

Maternidade Odete Valadares inaugura novas instalações da área administrativa

A mudança irá possibilitar a ampliação e otimização dos serviços assistenciais prestados na unidade

A Maternidade Odete Valadares (MOV), administrada pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), inaugurou nessa quarta-feira (20/10) as novas instalações de sua área administrativa. A mudança, além de promover a melhoria do ambiente de trabalho, irá viabilizar a ampliação da área física hospitalar dedicada à assistência, permitindo o aumento dos serviços prestados pela maternidade - que atua há 66 anos como referência em sua área para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).


Os setores administrativos da MOV foram transferidos para o prédio onde anteriormente funcionava um anexo da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), espaço que foi cedido pela própria Fhemig. Foram realocados a Diretoria Hospitalar, as gerências assistencial e administrativa, assessorias, Qualidade e Diagnosis Related Groups (DRG - sistema de classificação de pacientes internados); e os setores de Compras e Logística, Núcleo de Risco, Sala de Procedimentos Disciplinares, Coordenação Assistencial e Diretoria Clínica, Gestão da Informação, Finanças, Infraestrutura, Serviço de Gestão de Pessoas, Saúde e Segurança do Trabalhado e Núcleo de Ensino e Pesquisa (biblioteca, sala de aula e sala de videoconferência).

"A MOV foi a primeira unidade da Fhemig que visitei, para apresentar o então novo diretor. Seis meses depois, vejo como vários outros importantes passos foram dados para a melhoria da Maternidade e a inauguração deste prédio administrativo demonstra como avançamos. Estamos nos esforçando para renovar e dar à unidade o reconhecimento que ela merece. Ainda temos muito trabalho pela frente, mas iremos realizá-lo juntos", pontuou a presidente da Fhemig, Renata Dias.

O diretor da MOV e obstetra, José Luiz de Almeida Cruz, destacou: "Nossa área administrativa irá progredir muito com as novas instalações e, consequentemente, essa melhoria irá propiciar ainda mais qualidade à assistência prestada aos nossos usuários".

O médico apresentou os projetos de reestruturação dos serviços ofertados pela Maternidade. Os principais focos estão voltados para os centros de parto normal, cirúrgico e obstétrico, imaginologia (ultrassom e medicina fetal) e pronto atendimento. Também será ampliado o setor de Pré-parto, Parto e Pós-parto (PPP).

Ainda segundo ele, a MOV terá cinco diretrizes principais, inseridas na linha de cuidado de Saúde Integral da Mulher. Hoje a unidade já presta assistência obstétrica e neonatal qualificada e às mulheres vítimas de violência sexual, e agora estuda a viabilidade de incluir os serviços de saúde sexual e reprodutiva feminina. Além disso, está prevista uma atuação mais efetiva em prol da redução da mortalidade por câncer de mama, proporcionando incremento da propedêutica e investimento em novos equipamentos. Está incluída, ainda, no projeto a atenção às mulheres no climatério - período que precede o término da vida reprodutiva da mulher, marcado por alterações somáticas e psíquicas e que se encerra na menopausa. "Devemos isso à sociedade, o SUS deve isso, porque não é oferecida essa cobertura integral em Belo Horizonte", afirma o diretor.

A solenidade contou com a participação da presidente da Fhemig, do diretor da MOV e das gerentes Fátima Rocha Maciel (administrativa) e Luciana Almeida (assistencial). Também estavam presentes a chefe de gabinete da Fhemig, Fernanda Sampaio Paes, a diretora assistencial da Fhemig, Lucineia Carvalhais, o diretor do Complexo Hospitalar de Urgência, Fabrício Giarola, e, representando seus diretores, Maria Thereza Jabour (Contratualização e Gestão da Informação) e Henrique Gonçalves (Planejamento, Gestão e Finanças).


Por Michèlle Guirlanda