Minas On-line
Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais - FHEMIG

Hospital Galba Velloso realiza Semana de Orientação Farmacêutica

ImprimirE-mail

hgv-fachada-intranetO Hospital Galba Veloso (HGV) está promovendo, de 24 a 28 de maio, a "Semana de Orientação Farmacêutica", de 9 às 11 e 14 às 16  horas, no saguão de entrada da unidade. O evento tem como objetivo orientar toda a comunidade hospitalar sobre a Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, incentivar ao uso correto dos medicamentos e a adesão a hábitos saudáveis.

De acordo com o Serviço de Farmácia do HGV, a população deve ter atenção com a interação medicamentosa, ingestão de alguns alimentos e acondicionamento da medicação quando estiver em tratamento da hipertensão e diabetes. Outro alerta é uso correto da medicação e o paciente seguir as orientações farmacêuticas.

As acadêmicas de Farmácia da unidade elaboraram um folder explicativo para ser entregue durante o bate-papo com os funcionários e pacientes do HGV e o conteúdo foi reproduzido abaixo:

Saiba mais:

- Não existe mágica para manter o peso dentro dos valores desejados, por isso tenha uma vida mais saudável.
- É importante lembrar que a obesidade é um fator agravante para diabetes, hipertensão e outras doenças!

Cuidados com o seu medicamento

Guardar seus medicamentos em locais frescos, longe da umidade e da luz solar, mantendo-o em sua embalagem original.

Curiosidades

- Captopril, Levotiroxina e Omeprazol devem ser ingeridos 40 minutos antes das refeições ou 1 hora após.
- A Metformina deve ser ingerida de estômago cheio.
- Deve-se ingerir Sulfato Ferroso junto à Vitamina C (laranja, limão) para melhor absorção do medicamento.

Um remédio que é bom para alguém nem sempre pode ser bom para você!

Hipertensão

A hipertensão ocorre quando os níveis da pressão arterial encontram-se acima dos valores de referência para a população em geral.

De acordo com o Consenso de Cardiologia (2009) os valores admitidos são: menor que 120 x 80 mmHg, em que a pressão arterial é considerada ideal e 130 x 85 mmHg sendo considerada normal. Valores pressóricos superiores a 139 x 90 mmHg denotam Hipertensão.

Sintomas: É considerada uma doença silenciosa, pois na maioria dos casos não são observados quaisquer sintomas.
Quando estes ocorrem, são vagos e comuns a outras doenças, tais como a dor de cabeça, tontura, cansaço, enjôos, falta de ar e sangramento nasal.

Fatores de Risco: Idade, sexo, consumo de sal, bebida alcoólica, obesidade e sedentarismo.

Tratamento:
Não medicamentoso: Redução do peso corporal, diminuir ingestão de sal, exercícios físicos regulares e abandono do tabagismo.
Medicamentoso: Nos casos que necessitam de medicamentos, são utilizadas várias classes de fármacos, isolados ou associados.
Exemplos de medicamentos anti-hipertensivos: Hidrocloritiazida, Captopril, Atenolol, Furosemida, Losartan, Diltiazem, Metildopa, Anlodipina, dentre outros

Diabetes

É uma doença crônica caracterizada por um aumento anormal de açúcar no sangue, causado pela diminuição ou ausência de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas).

Tipos:
Tipo 1 (antes chamado de insulino-dependente): Normalmente acomete crianças e jovens.
Tipo 2 (antes chamado de não insulino-dependente): Mais comum em adultos.
Tipo 3 (outras causas)
Gestacional: É desenvolvido durante a gestação, podendo ou não desaparecer após nascimento do bebê.

Tratamento:
- Não medicamentoso: Alimentação e dieta adequada para cada tipo de diabetes e para o perfil do paciente. E prática de exercício físico.
- Medicamentoso: Insulina, Glibenclamida, Glibempirida, Metformina.

Obesidade

É o acúmulo de gordura corporal devido à ingestão de calorias além do necessário para a manutenção do organismo.

Tratamento
:
Deve-se adotar um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento de atividades físicas. Essas medidas ajudam na redução e manutenção do peso corporal.

Os medicamentos ajudam na perda temporária de peso, mas não devem ser usados como único tratamento. Podem causar dependência e provocar nervosismo, insônia, aumento da pressão, boca seca e intestino preso.

Fonte: Serviço de Farmácia do HGV

Mais canais de informação:
- Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
- Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
- Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais e twitter.com/governomg

FHEMIG|
Alameda Vereador Álvaro Celso, 100 - CEP 30.150-260 - Santa Efigênia -