e-SIC
Fale conosco
Ouvidoria SUS
Credenciamento de profissionais médicos
Credenciamento Consórcios Intermunicipais de Saúde

Notícias

28/01/2023

Movidas pela curiosidade, crianças são as principais vítimas de acidentes com corpos estranhos

Cerca de 30% desses casos registrados em 2022 no Hospital João XXIII, da Rede Fhemig, foram na faixa etária de 0 a 5 anos

Com as férias escolares, uma atenção especial é demandada por pais, responsáveis e cuidadores, já que acidentes domésticos podem acontecer em pequenos momentos de distração - principalmente com as crianças menores. Uma das ocorrências mais frequentes dentro de casa é a que envolve “corpos estranhos”, que se referem a qualquer objeto ou substância ingeridos ou colocados pela criança nas narinas ou nos ouvidos: moedas, peças menores de brinquedos e tampas de garrafas são alguns exemplos que costumam levar os pequenos aos serviços de emergência.

No Hospital João XXIII (HJXXIII), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o atendimento a crianças mais comum é o relacionado a corpos estranhos. Este tipo de ocorrência foi o terceiro mais frequente durante o ano passado no HPS, ficando atrás apenas das quedas da própria altura e dos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas. A unidade atendeu 4.315 casos de acidentes com corpos estranhos em 2022 – somente com crianças de 0 a 5 anos, foram 1.382 pacientes.

Susto

A pequena Lua, de 1 ano e sete meses, foi uma das várias crianças que deram entrada na unidade por esse motivo. Mesmo com todos os cuidados dos pais, a garota encontrou um pingente em casa e o engoliu, dando um susto na família. O pai, que presenciou a cena, chegou a realizar os primeiros socorros em casa, tentando retirar o objeto por meio de uma manobra de desengasgo, mas não adiantou. No HJXXIII, o atendimento foi veloz. “Na porta do hospital já havia um paramédico, que a pegou dos meus braços e verificou se ela estava respirando normalmente. O pai a levou para a urgência e pouco depois já foi realizado o raio-X”, conta a mãe, a vendedora Priscila Emanuelle Neres, de 30 anos. O exame detectou que o pingente se encontrava no esôfago da criança e foi removido por meio de uma endoscopia. “Foram momentos de aflição mas, mesmo sendo a primeira vez que passava por isso, consegui manter a calma, o que é muito importante nestes momentos”, finaliza Priscila.

Ocorrências comuns

De acordo com o gerente médico do Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência da Rede Fhemig, Rodrigo Muzzi, crianças em idade pré-escolar são as que mais têm curiosidade em colocar as coisas na boca. Segundo o profissional, alguns objetos merecem atenção especial, pois são mais perigosos caso ingeridos e devem ser mantidos a distância. “Peças pequenas e pontiagudas, como pregos e parafusos, são fáceis de serem engolidas e podem causar perfurações no esôfago, estômago e intestino da criança. Já objetos maiores, de plástico, podem ficar entalados e causar engasgos, devendo ser manuseados sempre com a supervisão de um adulto”, explica o profissional.

Pilhas e baterias são objetos comuns de serem engolidos, pois são pequenos e encontrados em diversos brinquedos infantis. Segundo Muzzi, as baterias, apesar de normalmente estarem parafusadas e serem mais difíceis de acessar, são potencialmente perigosas para os pequenos. “Em contato com o suco gástrico, a bateria gera uma corrente elétrica que pode causar queimaduras nos órgãos internos”. Apesar de a introdução de objetos no nariz e ouvidos gerar menores riscos quando ficam alojados nos orifícios, eles podem ser esquecidos se a criança não avisar aos pais e responsáveis, o que pode acarretar infecções.

Já os grãos como castanhas, milho de pipoca, feijão cru e amendoim, oferecem um risco maior se aspirados, ou seja, se entrarem nas vias aéreas. Quando ocorre a aspiração, o corpo estranho obstrui a entrada e a saída do ar causando asfixia; e, se ele vai para o pulmão, a gravidade é ainda maior, porque pode causar inflamações e até pneumonia. “A imaturidade da criança pode fazê-la se engasgar com mais facilidade e aumentar o risco da aspiração ao invés da ingestão. As vias aéreas são menores, isso significa que o corpo estranho tem um impacto maior, com asfixia mais grave do que crianças maiores.”, explica o pediatra do HJXXIII, André Marinho. “A cozinha é o local mais perigoso da casa. Alimentos devem estar distantes e em altura segura”, completa. O médico sugere, inclusive, que adultos não manipulem este tipo de alimento perto de crianças muito pequenas.

O que fazer?

As crianças que ingeriram ou introduziram corpos estranhos devem ser imediatamente levadas ao pronto-socorro mais próximo. Segundo André Marinho, caso os pais observem sinais como a queixa de dor no tórax, vômitos, salivação excessiva, mesmo sem terem visto o que aconteceu, também devem procurar o serviço médico mais próximo. Em caso de ingestão de pilhas e baterias, não se deve oferecer leite nem outros líquidos. “Também não é recomendado tentar remover os objetos engolidos com as mãos, a não ser que ele esteja bem visível na boca, pois o risco de empurrar ainda mais fundo e piorar a obstrução é muito alto”, ressalta o coordenador de pediatria.

Por Anni Sieglitz
Colaboração de César Ferreira (estagiário)

Links úteis

Credenciamento de profissionais médicos
EaD Fhemig
Banco de Leite Humano
Doe Orgãos
Protocolos Clinicos
Redes Sociais

Processos seletivos - Notícias

Documentos

  • Programa de prevenção à corrupção
  • Canal denúncia CGE-MG
  • Declara SUS
  • Portal do Servidor MG
  • SEI/MG
  • Gestão do cuidado - COVID-19