e-SIC
Credenciamento de profissionais médicos
Credenciamento Consórcios Intermunicipais de Saúde

17/04/2023

Casa de Saúde Padre Damião ampliará leitos de cuidados prolongados na Regional de Ubá em 300%

Melhoria do serviço em Ubá pode ocorrer ainda em 2023

Em breve, as microrregiões de Saúde de Ubá e Muriaé poderão contar com mais leitos de Cuidados Prolongados. Em recente remodelação do plano de ação da Rede de Urgência e Emergência, foi definida que a Casa de Saúde Padre Damião (CSPD), da rede Fhemig (Fundação Hospitalar de Minas Gerais), ampliará os dez leitos atuais para 40 unidades, aumentando em 300% a oferta de leitos para pacientes que não se encaixam mais no perfil para ocupar um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), mas também não têm condições de ir para casa.

A inovação foi pactuada na CIB (Comissões Intergestores Bipartite) Macro Sudeste, em 30 de março, sendo proposta pela Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ubá, que demonstrou a necessidade de incremento nos leitos de longa permanência, conquistando a ampliação para o serviço regional. O CSPD passará de Hospital Geral para Hospital Especializado em Cuidados Prolongados, com equipe multiprofissional e sala de reabilitação.

“Ter o serviço de reabilitação do paciente mais próximo de sua residência humaniza o processo e ainda possibilita uma reinserção melhor e mais rápida às atividades diárias. Estamos empenhados em trazer este benefício para nossa população ainda este ano, fortalecendo o SUS (Sistema Único de Saúde) localmente”, contou Josiel Ferreira, referência técnica da Coordenação de Atenção à Saúde da GRS Ubá.

Um hospital de cuidados prolongados tem como objetivo prover a reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de processo clínico, cirúrgico ou traumatológico, bem como cuidados paliativos.

“O serviço receberá pacientes egressos de internação em hospitais de maior porte, geralmente portas da Rede de Urgência e Emergência, para proceder com os cuidados da pessoa com perda transitória ou permanente de autonomia potencialmente recuperável. Assim, iremos desocupar leitos que serão para pacientes agudizados, e encaminhar aqueles que precisam de acompanhamento por mais tempo para o local adequado”, disse Elis Regina de Oliveira Mattos, coordenadora de Atenção à Saúde da GRS Ubá.

Para o serviço, a Casa de Saúde Padre Damião conta com equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicóloga, terapeuta ocupacional e assistente social. A ampliação se insere no contexto atual da Fhemig, que busca revocacionar suas unidades hospitalares, contemplando as necessidades dos territórios.

“Já temos todos estes profissionais e, inclusive, com expertise em tratamentos prolongados pela própria história da CSPD na linha de cuidados da hanseníase. Ampliar nossa potencialidade trará uma valorização do nosso corpo clínico e um benefício muito grande para a população da nossa região. É uma posição que pleiteamos há tempos, e queremos atuar mais amplamente para que os usuários do SUS que precisam de reabilitação funcional possam retomar sua autonomia, parcial ou total, de forma mais eficaz, de modo que retornem para o convívio social”, argumentou Adelton Andrade Barbosa, diretor da CSPD.

Visita técnica ao Hospital Ana Nery

Uma equipe da GRS Ubá e da CSPD - Fhemig realizou uma visita técnica ao Hospital Ana Nery, em Juiz de Fora, no dia 5 de abril. A intenção foi conhecer a instituição que, conforme divulgação, 95% da ocupação dos 318 leitos totais são voltados para atendimento ao SUS, sendo 24 leitos para pacientes de saúde mental, 160 de Cuidados Prolongados e 50 de Unidade de Internação em Cuidados Prolongados (UCP).

Por Keila Lima - SES/MG

Links úteis

Credenciamento de profissionais médicos
EaD Fhemig