e-SIC
Fale conosco
Ouvidoria SUS
Credenciamento de profissionais médicos
Credenciamento Consórcios Intermunicipais de Saúde

Notícias

15/09/2023

Hospital Júlia Kubitschek é habilitado pelo Ministério da Saúde como serviço de referência em doenças raras

Publicação referenda um dos serviços mais qualificados da unidade, que atende a cerca de 12 mil casos por ano

O Ministério da Saúde publicou, no dia 12/9, a portaria nº 1.243, que habilita o Hospital Júlia Kubitschek (HJK), pertencente ao Complexo Hospitalar de Especialidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), ao atendimento aos casos de doenças raras. A publicação reconhece a importância desse serviço, já prestado na unidade, e estabelece incentivos financeiros de custeio previstos na Política Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras.

“A notícia representa, principalmente, a oportunidade de melhorar ainda mais um serviço de excelência, com um melhor faturamento das consultas e procedimentos realizados”, explica a diretora do Complexo, Cláudia Fernanda de Andrade. Com cerca de 1.400 atendimentos por mês - 12 mil ao ano - a unidade oferece uma equipe multiprofissional especializada e qualificada, voltada à assistência integral aos casos. São médicos pneumologistas e geneticistas, além de fisioterapeutas respiratórios, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais.

O Júlia Kubitschek é referência no atendimento a doenças neuromusculares, como distrofias musculares congênitas e progressivas, doenças neurogenéticas, doenças neuromotoras não genéticas - como Esclerose Lateral Amiotrófica Esporádica (ELA) e Esclerose Lateral Primária, intersticiais (que causam a formação progressiva de cicatrizes no tecido pulmonar), fibrose cística, Síndrome Pós-Pólio, Síndrome de Guillain-Barrè e doenças relacionadas à Hipertensão Pulmonar.

Unidade hospitalar de relevância na assistência de alta complexidade, o HJK ainda participa dos programas do Ministério da Saúde de Rede Cegonha e Rede de Urgência e Emergência, possui habilitações em Laqueadura e Vasectomia (Portaria SMSA 36/1999); Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral (Portaria SAS/MS 120/2008); Hospital Dia (Portaria SAS/MS 142/2008); Unidade de Tratamento Intensivo Adulto Tipo II (Portaria GM/MS nº 12/2009); Hospital Amigo da Criança (Portaria SAS/MS nº 317/2013); Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Portaria SAS/MS 328/2014); Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Portaria SAS/MS nº 750/2014); Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (Portaria SAS/MS 1.256/2014); Gestação de Alto Risco Tipo II com Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (Portaria SAS/MS 1.548/2017); Certificação pelo Ministério da Educação (MEC) como Hospital de Ensino (Portaria GM/MS nº 3.159/2013).

Pela Fhemig, o Hospital Infantil João Paulo II também é habilitado como serviço especializado nessa área, voltado para os pacientes pediátricos.

 

Por Michèlle de Toledo Guirlanda

Links úteis

Credenciamento de profissionais médicos
EaD Fhemig
Banco de Leite Humano
Doe Orgãos
Protocolos Clinicos
Redes Sociais

Processos seletivos - Notícias

Documentos

  • Programa de prevenção à corrupção
  • Canal denúncia CGE-MG
  • Declara SUS
  • Portal do Servidor MG
  • SEI/MG
  • Gestão do cuidado - COVID-19