e-SIC
Fale conosco
Ouvidoria SUS
Credenciamento de profissionais médicos
Credenciamento Consórcios Intermunicipais de Saúde

Notícias

07/10/2019

HRB-JA inicia estudo sobre telemedicina em parceria com Albert Einstein

 

O Hospital Regional de Barbacena – Dr. José Américo (HRB-JA), após firmar parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE), é a primeira unidade da Fhemig a participar de um estudo multicêntrico inédito sobre telemedicina, que envolve o atendimento remoto em UTI adulto de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil.

O Telescope (Comparison of TELE-critical care versus usual Care On ICU Performance, que significa Comparação de cuidados intensivos remotos versus cuidados habituais no desempenho das UTIs), é um projeto coordenado pelo Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), e aprovado pelo Ministério da Saúde.

Nos últimos anos, o uso da telemedicina em pacientes criticamente doentes ganhou grande relevância. Diversas formas de atuação da Tele-UTI são possíveis desde a obtenção de segunda opinião para casos específicos até à monitorização de sinais vitais e atuação em tempo real sobre os pacientes, passando pela visita multidisciplinar diária conduzida por profissional médico especialista remotamente localizado.

Telescope no HRB

Segundo o coordenador do CTI do HRB e especialista em medicina intensiva e medicina de urgência/emergência, Paulo Roberto Campos, o estudo Telescope é uma oportunidade de crescimento para a unidade. “A parceria com este serviço de excelência nos sedimenta algumas estratégias já executadas e nos permite evoluir em prol de um atendimento mais eficaz, diminuindo morbimortalidade , bem como a otimização de vários indicadores assistenciais/ gerenciais”, afirma o médico. Ainda de acordo com Campos, todos os protocolos utilizados naquele CTI (Albert Einstein) serão repassados e implantados / adaptados à realidade do HRB.

As visitas, por meio da telemedicina, com a equipe do Einstein, tiveram início em agosto de 2019, com previsão de término em dezembro de 2020.

 

Por Anni Sieglitz

Links úteis

Credenciamento de profissionais médicos
EaD Fhemig
Banco de Leite Humano
Doe Orgãos
Protocolos Clinicos
Redes Sociais

Processos seletivos - Notícias

Documentos

  • Programa de prevenção à corrupção
  • Canal denúncia CGE-MG
  • Declara SUS
  • Portal do Servidor MG
  • SEI/MG
  • Gestão do cuidado - COVID-19