e-SIC
Fale conosco
Ouvidoria SUS
Credenciamento de profissionais médicos
Credenciamento Consórcios Intermunicipais de Saúde

Notícias

22/11/2021

Rede Fhemig é homenageada pelo enfrentamento à covid-19

Reconhecimento concedido por filantropa mineira, com atuação internacional, agraciou profissionais do estado que se destacaram durante a pandemia

Na última sexta-feira (19/11), profissionais da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil foram homenageados por sua contribuição no enfrentamento à covid-19. A iniciativa foi da filantropa e líder das comunidades brasileiras no exterior junto ao Itamaraty, Ester Sanches-Naek. Residente há 35 anos nos Estados Unidos, Ester é belo-horizontina e tem uma atuação reconhecida internacionalmente em causas sociais.


Representando a Fhemig, receberam o reconhecimento a diretora assistencial, Lucinéia Maria de Queiroz Carvalhais Ramos; a diretora do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas, Valéria Costa Queiroz; e a gerente assistencial do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), em Belo Horizonte, Tatiani Oliveira Fereguetti.

A idealizadora do evento ressaltou a importância do trabalho de profissionais da assistência, gestores de saúde, pilotos, bombeiros, entre outras categorias profissionais, nos resultados alcançados na pandemia. “Quase 98% dos infectados pelo coronavírus no estado estão recuperados da doença. Como embaixadora de Minas Gerais e do Brasil, quero mostrar isso lá fora e homenagear esses profissionais pelo trabalho árduo e por terem salvado tantas vidas”, explica.

Além de sua atuação como empreendedora social, Ester tem uma forte ligação com a área da saúde. Formada pela Universidade de Connecticut em Fonoaudiologia e Espanhol, seu trabalho com filantropia começou em 2002, quando conduziu em Alvinóplois – município da região central do estado – um projeto de arrecadação de fundos para a reestruturação do hospital da cidade, cujo setor de pediatria, atualmente, leva seu nome. Também foi diretora, durante um ano, do Connecticut Children's Hospital, em Hartford, onde atua como promotora da cultura brasileira.

“Acho que precisamos aplaudir a atuação do SUS, especialmente nos casos de doenças mais complicadas. Acompanhei a situação da pandemia de covid-19 no Brasil com muita preocupação. Meu objetivo com essa homenagem é reforçar com esses profissionais que eles estão no caminho certo. Tenho isso como missão de vida”, enfatiza.

Homenageadas

As representantes da Fhemig receberam a homenagem das mãos do secretário de Estado Adjunto de Saúde, André Luiz Moreira dos Anjos, e da major do Corpo de Bombeiros Karla Lessa. Para a diretora assistencial, Lucineia Carvalhais, as entregas da Fundação durante a pandemia só foram possíveis graças ao trabalho conjunto e ao esforço de muitos profissionais. “Me passa pela cabeça o nome de tanta gente. Foram centenas, milhares de pessoas que deram tudo o que podiam por esse trabalho. Apesar do medo da contaminação, da consciência do risco e da gravidade, isso não nos imobilizou. A equipe esteve envolvida e tivemos esse impulso de que algo devia ser feito para responder à situação, de que tínhamos que nos organizar. Nesse momento, sou uma representante de todos e me sinto privilegiada por isso. Não adianta a boa vontade e o esforço de um. O trabalho é resultado da dedicação de todos”, ressalta.

A gerente assistencial do Hospital Eduardo de Menezes – primeira unidade do estado a dedicar 100% de seus leitos ao atendimento à covid-19 –, Tatiani Fereguetti , também relembrou o medo inicial de uma doença, até então, desconhecida. “Ninguém sabia ao certo a proporção do que viria, se seríamos capazes de dar a resposta à altura e de atender os pacientes como gostaríamos. Foi um processo muito doloroso e estressante, mas também de intenso crescimento pessoal, profissional e humanitário. Hoje, podemos entender a pandemia como uma missão em cumprimento, que não está finalizada, mas em uma posição diferente da que estávamos lá atrás. Com mais maturidade, consciência de tudo o que foi feito e de que, de alguma forma, acertamos. Ninguém se furtou à luta e o resultado é exitoso, apesar de todas as perdas e do sofrimento que enfrentamos nesse percurso”.

Referência para a macrorregião Noroeste do estado, o Hospital Regional Antônio Dias também dedicou leitos de enfermaria e de terapia intensiva ao atendimento a casos de covid-19. A diretora da unidade, Valéria Costa Queiroz, destacou o engajamento de toda a equipe nesse desafio. “O meu sentimento hoje é de dever cumprido, com um trabalho que garantiu a segurança assistencial dos nossos pacientes. Somos referência para uma população de 700 mil habitantes e tivemos retornos muito positivos de quem foi atendido lá. Para nós, é uma honra esse reconhecimento dos profissionais, que encararam desafios bravamente e não mediram esforços para salvar vidas. Essa homenagem é de toda a equipe do HRAD – verdadeiros heróis no enfrentamento à covid-19”, destaca Valéria.

Assistência

No dia 21 de janeiro de 2020, a Fhemig recebeu o primeiro caso suspeito de covid-19 do Brasil no Hospital Eduardo de Menezes. Desde então, foram atendidos 17.343 pacientes com a suspeita da doença, dos quais 7.191 foram confirmados. Diante de um cenário de calamidade, a maior rede hospitalar pública do país ofereceu respostas rápidas e gerenciamento firme para garantir a assistência aos pacientes. Em conjunto, as unidades hospitalares da Fundação foram as que mais realizaram internações de pacientes suspeitos e confirmados de covid-19 em Minas Gerais.

No total, a Fhemig destinou 171 leitos de terapia intensiva e 318 de enfermaria ao tratamento dos pacientes suspeitos e confirmados com a doença. Ainda no início da pandemia, a Fundação se organizou para dimensionar e organizar sua capacidade máxima de resposta, descrita no Plano de Capacidade Plena Hospitalar (PCPH). Em pouco tempo, toda a instituição se envolveu com a convocação emergencial de servidores, aquisição de insumos, projeção de consumo de material médico e medicamentos, desenvolvimento de rotinas, fluxos e protocolos, treinamentos on-line e aquisição de equipamentos.

Além disso, foi criado um robusto protocolo assistencial de atendimento, com diretrizes para todas as atividades que funcionam nos hospitais da Fhemig, desde a chegada do paciente até a alta ou o óbito. O trabalho é finalista do Prêmio Inova Minas Gerais na modalidade “Inovação em Políticas Públicas”. A segunda etapa da avaliação, que consiste na votação dos agentes públicos do Poder Executivo e dos cidadãos de Minas Gerais por meio do aplicativo MGApp e do site www.cidadao.mg.gov.br, vai até 30 de novembro.


Por Fernanda Moreira Pinto

Links úteis

Credenciamento de profissionais médicos
EaD Fhemig
Banco de Leite Humano
Doe Orgãos
Protocolos Clinicos
Redes Sociais

Processos seletivos - Notícias

Documentos

  • Programa de prevenção à corrupção
  • Canal denúncia CGE-MG
  • Declara SUS
  • Portal do Servidor MG
  • SEI/MG
  • Gestão do cuidado - COVID-19