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11/12/2021

Protocolo da Fhemig para assistência à covid-19 fica em 3º lugar no Prêmio Inova Minas Gerais

Em cerimônia realizada nessa sexta-feira (10/12), no auditório JK, na Cidade Administrativa, a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) conquistou a terceira colocação na modalidade “Inovação em Políticas Públicas” do Prêmio Inova Minas Gerais 2021. O reconhecimento veio com o Protocolo de Diretrizes Assistenciais COVID-19, elaborado e atualizado pela equipe técnica da Diretoria Assistencial (Dirass) da instituição.


O documento padroniza ações das equipes de saúde no âmbito da Fhemig, por meio de linha de cuidado completa e específica para o tratamento da doença, desde a admissão do paciente até a sua saída hospitalar. Promove assistência qualificada, segura, multiprofissional e humanizada, gerando economicidade, por meio da racionalização de recursos materiais e humanos, e significativa expansão emergencial de leitos para o SUS.

A assessora técnica e estratégica da Diretoria de Contratualização e Gestão da Informação (DCGI) da Rede Fhemig, Maria Thereza Papatela Jabour, esteve à frente da Gerência de Diretrizes Assistenciais durante boa parte da pandemia de covid-19 e coordenou os trabalhos de elaboração do protocolo. Ao receber o prêmio, destacou o trabalho conjunto da equipe da Dirass.

“É uma honra estar aqui recebendo esse prêmio. É um trabalho muito árduo, a gente até se emociona quando lembra de tudo que a equipe passou para prover uma assistência de qualidade aos pacientes da covid-19. Os agradecimentos são inúmeros. Primeiro, aos demais autores do protocolo que, junto comigo, mergulharam nessa ideia; a todos os profissionais de saúde da Fhemig, que abraçaram a causa; a Deus, que nos deu a força; às nossas famílias, que entenderam a nossa ausência e o nosso esforço. Dedicamos esse prêmio aos pacientes covid, tanto aos que se recuperaram quanto aos que não se recuperaram”, disse Maria Thereza.

Entre os ganhos proporcionados pelo protocolo estão: padronização técnica; qualidade; segurança assistencial; controle dos processos de trabalho; racionalização do uso de medicamentos; de materiais médicos e de recursos humanos; qualificação; humanização da assistência; e economicidade. “Nosso maior resultado é demonstrado pelos indicadores assistenciais. A Fhemig teve um amplo número de internações por covid-19 ao longo da pandemia, que correspondeu a cerca de 10% do atendimento em todo o estado. Algo muito significativo, com indicadores assistenciais extremamente satisfatórios, como taxa de mortalidade e média de permanência com níveis melhores do que os preconizados na literatura”, ressalta Thereza. Hoje, o Protocolo de Diretrizes Assistenciais COVID-19 é referência para outras instituições em todo o país, como secretarias de saúde, prefeituras e unidades públicas e privadas.

Premiação

O Prêmio Inova Minas Gerais é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), com co-coordenação do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), e em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado (OGE). A secretária de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, que abriu a cerimônia, lembrou que, independentemente do resultado, a dedicação e a vontade de aprimorar, cada vez mais, os serviços prestados à população mineira são uma característica permanente dos servidores estaduais.

“Foram 149 trabalhos inscritos e isso demonstra muito a inquietação do servidor público, que não paralisa diante dos desafios e que quer sempre melhorar aquilo que está fazendo com foco no cidadão e na melhoria dos serviços públicos. E é isso que eu vejo nos colegas servidores: essa vontade permanente de inovação, mudança, transformação que o Prêmio Inova vem reconhecer”, disse.

O Prêmio Inova é dividido nas categorias “Ideias Inovadoras Implementáveis” e “Iniciativas Implementadas de Sucesso” – modalidades “Inovação em Processos Organizacionais” e “Inovação em Políticas Públicas”.

Os projetos inscritos foram avaliados por uma comissão formada por 86 integrantes selecionados e treinados para realização da primeira etapa de avaliação. Oito critérios de avaliação foram considerados nesse processo, sendo: capacidade e inovação; efeitos da inovação na simplificação administrativa; geração de valor público com foco no usuário; grau de agilidade na implantação; grau de alcance; capacidade de multiplicação; governabilidade; e disponibilidade de recursos financeiros, humanos e de infraestrutura.

Com isso, a equipe técnica realizou o levantamento das notas para definição dos 18 trabalhos finalistas. Já a segunda etapa de avaliação consistiu na participação dos agentes públicos e dos cidadãos. Foi realizada uma votação popular pelo aplicativo MG App e site cidadao.mg.gov.br.

Na terceira e última etapa, foi feita a apresentação oral das ideias e iniciativas pelos proponentes dos projetos, seguida pelos membros da Comissão de Avaliação.


Por Fernanda Moreira Pinto, com informações da Seplag
Fotos: Renato Cobucci / Imprensa MG

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