e-SIC
Fale conosco
Ouvidoria SUS
Credenciamento de profissionais médicos
Credenciamento Consórcios Intermunicipais de Saúde

Notícias

17/12/2021

Encontro Gerencial reúne gestores para balanço da Fhemig

Melhorias em infraestrutura, ampliação de equipes e enfrentamento à covid-19 marcaram o 2021 da maior rede hospitalar do SUS

Depois da pausa de um ano, em razão da pandemia de covid-19, diretores da Administração Central (ADC) e das 21 unidades que integram a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) se reuniram presencialmente, em Belo Horizonte, para participar do Encontro Gerencial 2021, tradicional evento para a apresentação dos resultados da rede. A abertura foi feita pela presidente da Fundação, Renata Ferreira Leles Dias.



“Em nove meses à frente da Fhemig, posso dizer que já aprendi muito. Tem sido uma grande oportunidade e tenho tentado fazer o meu melhor pela Fundação e pelo SUS. Primeiramente, preciso agradecer a todos, porque esse ano, com todos os desafios que a covid nos impôs, não teria sido vencido se eu não tivesse vocês ao meu lado, trabalhando em parceria. Para o próximo ano, a meta é aperfeiçoar nossa atuação enquanto rede, trabalhando de forma mais integrada e construindo soluções conjuntas”, destacou Renata.

Também participaram da primeira apresentação do evento os diretores da ADC Lucineia Carvalhais Ramos (Diretoria Assistencial), Diana Martins Barbosa (Diretoria de Contratualização e Gestão da Informação), Ana Costa Rego (Diretoria de Gestão de Pessoas) e Lucas Salles de Amorim Pereira (Diretoria de Planejamento, Gestão e Finanças). Entre as principais entregas de 2021 elencadas pelos gestores estão o mapeamento de intervenções de infraestrutura nas unidades; contratação do novo sistema de gestão hospitalar; contratações emergenciais para o enfrentamento à covid-19, atuação esta que se tornou referência para vários municípios de Minas e de outros estados.

Comunicação

A Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Fhemig também apresentou seus resultados, ressaltando, em especial, o volume de atendimentos à imprensa e de produção de peças publicitárias. Foi destacado, ainda, a mudança editorial das redes sociais da Fundação, que ganharam nova identidade visual, com conteúdos mais diversos para os usuários. A assessora-chefe, Mônica Salomão, apresentou, como novidade, a padronização de peças para utilização nas unidades - como comunicados, convites e jornal interno -, a criação do projeto Reconhecer, para valorização dos servidores, e a elaboração do manual de Comunicação da Fhemig – iniciativa pioneira no Estado.

Nova Fhemig

O secretário de Saúde do Estado de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor, esteve no Encontro Gerencial 2021 e destacou o momento de mudança de paradigmas que a Fhemig tem vivenciado. “Tenho muito orgulho da minha história com a instituição e a certeza de que a Renata está fazendo um grande trabalho junto a todos vocês. A Fhemig está em um ótimo momento, com um importante aporte de recursos e modernização da sua gestão. Todo esse investimento refletirá em importantes entregas para a sociedade, das quais poderemos ter orgulho de ter feito parte. Estamos promovendo grandes mudanças para melhoria da assistência”, afirmou o secretário.

Unidades

O evento seguiu com as apresentações das unidades hospitalares, agrupadas de acordo com a linha de atuação. As exposições dos resultados, desafios e projetos para 2022 foram feitas pelos diretores Samar Musse Dib (Complexo de Especialidades), Marco Antônio Rezende (Complexo de Saúde Mental), Omar Cançado (MG Transplantes), Fabrício Giarola (Complexo Hospitalar de Urgência), Adelton Barbosa (Complexo de Reabilitação e Cuidados Integrados), Claudinei Emídio (Complexo de Barbacena) e José Luiz de Almeida Cruz (Complexo de Hospitais de Referência).

Algumas entregas apresentadas pelos gestores:

- Criação do Complexo de Especialidades, que reúne os Hospitais Júlia Kubitscheck e Alberto Cavalcanti;
- Criação do Protocolo de Diretrizes Assistenciais COVID-19, elaborado e atualizado pela equipe técnica da Diretoria Assistencial (Dirass) - a iniciativa ganhou a terceira colocação na modalidade “Inovação em Políticas Públicas” do Prêmio Inova Minas Gerais 2021;
- O remanejamento de leitos e recursos humanos para o atendimento à covid;
- Os investimentos em infraestrutura e revitalização física em diversos hospitais da rede;
- Aquisição de equipamentos;
- Aumento de leitos operacionais no Instituto Raul Soares e Hospital Júlia Kubitschek (Belo Horizonte);
- Implantação de Projeto Terapêutico Singular (PTS) em unidades de saúde mental;
- Campanha Setembro Verde para o incentivo à doação de órgãos;
- Melhoria de índices de eficiência no atendimento de urgência;
- Regularização fundiária na Casa de Saúde Santa Izabel (Betim);
- Lançamento do guia assistencial a pessoas acometidas pela hanseníase;
- Elaboração do projeto do Complexo de Barbacena;
- Habilitações conferidas pelo Ministério da Saúde à maternidade do Regional João Penido (Juiz de Fora) e ao serviço de traumatologia e ortopedia do Hospital Regional Antônio Dias (Patos de Minas).

Covid

A diretora do Hospital Eduardo de Menezes (HEM), Vírginia Antunes de Andrade, fez uma apresentação sobre o atendimento aos casos de covid-19 prestado pelas unidades da Fhemig em 2021. A gestora destacou a capacidade plena de atendimento a esses pacientes na instituição, que chegou a 230 leitos de terapia intensiva e 356 de enfermaria. Desde janeiro de 2020, a Fundação atendeu 17.343 casos de coronavírus, entre suspeitos e confirmados.

Em relação ao perfil epidemiológico dos casos confirmados, Virgínia destacou que 52,5% são homens, 42,6% com mais de 60 anos. Entre os óbitos, 88,5% tinham, pelo menos, uma comorbidade.

Como legado para as sete unidades que atenderam casos de covid-19 na Fhemig, Virgínia ressaltou o aperfeiçoamento das equipes, monitoramento contínuo de dados e do desempenho assistencial, gestão de estoques e insumos críticos, bem como o desenvolvimento de resposta rápida. “Fizemos um trabalho importante de gestão de leitos para conseguirmos atender com qualidade. Alcançamos bons resultados em relação às taxas de letalidade e de permanência. Foram dias difíceis, com desafios, especialmente, em relação aos recursos humanos. Felizmente, conseguimos recompor equipes e manter leitos ativos. Para 2022, as unidades revocacionadas retomam seus perfis assistenciais de origem, mas mantendo a experiência adquirida no enfrentamento à covid-19”, conclui.

*Durante as falas, os participantes permaneceram sozinhos no palco, não sendo necessário o uso de máscara nesse momento. Os microfones foram higienizados entre as apresentações. Todos os cuidados para evitar a propagação da covid-19 foram tomados no decorrer do evento.

Por Fernanda Moreira Pinto

Links úteis

Credenciamento de profissionais médicos
EaD Fhemig
Banco de Leite Humano
Doe Orgãos
Protocolos Clinicos
Redes Sociais

Processos seletivos - Notícias

Documentos

  • Programa de prevenção à corrupção
  • Canal denúncia CGE-MG
  • Declara SUS
  • Portal do Servidor MG
  • SEI/MG
  • Gestão do cuidado - COVID-19