e-SIC
Fale conosco
Ouvidoria SUS
Credenciamento de profissionais médicos
Credenciamento Consórcios Intermunicipais de Saúde

Notícias

18/03/2022

Fhemig publica edital para seleção de parceiro para projeto de acreditação hospitalar

#AcreditaFhemig busca a acreditação hospitalar como instrumento para ampliar e aperfeiçoar segurança e qualidade assistencial

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) publicou nesta sexta-feira (18/3) edital para celebração de termo de parceria para execução das atividades do projeto #AcreditaFhemig, que tem como objetivo alcançar a acreditação hospitalar para unidades da Fundação. O edital está disponível em http://fhemig.mg.gov.br/oscip.


A acreditação é uma metodologia de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Com isso, estimula os serviços a adquirirem a cultura da qualidade para implementação da gestão de excelência e de melhoria contínua exercida de forma integral.

“O processo de acreditação irá garantir maior eficiência das equipes, otimização de custos e ganhos na execução das atividades e serviços, proporcionando avanços significativos na assistência oferecida ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destaca a presidente da Fhemig, Renata Dias.

As unidades contempladas no primeiro ciclo do projeto #AcreditaFhemig serão os complexos de Urgência e Emergência (Hospital João XXIII, Hospital Maria Amélia Lins e Hospital Infantil João Paulo II), de Especialidades (Hospital Alberto Cavalcanti e Hospital Júlia Kubitschek) e de Barbacena (Hospital Regional de Barbacena Dr. José Américo e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena). Os complexos contemplam mais de 1,2 mil leitos, sendo 160 deles de unidade de terapia intensiva (UTI).

As ações do #AcreditaFhemig pretendem aperfeiçoar as condições de trabalho dos servidores em exercício nas unidades e a assistência oferecida pela Fhemig à população, promovendo a inovação e a excelência na qualidade da execução dos serviços de saúde nos níveis secundário e terciário de complexidade, com ampliação da oferta de atendimentos hospitalares, melhorias no escopo de serviços especializados oferecidos ao usuário do SUS e maior participação da sociedade civil nas atividades da administração pública e na execução das políticas de saúde.

Isso acontecerá a partir da implantação de um modelo de gestão voltado para resultados, com foco na eficiência em gestão da saúde, tendo em vista os princípios e diretrizes do SUS e o atendimento às políticas públicas de regionalização da saúde. O resultado da parceria com a entidade sem fins lucrativos será a obtenção e manutenção da Acreditação ONA 2 para as unidades assistenciais integrantes do projeto.

O objeto do termo de parceria a ser celebrado contempla o gerenciamento, a operacionalização e a execução das ações e serviços necessários para a obtenção e manutenção de acreditação em unidades da rede no âmbito do Projeto #AcreditaFhemig. Além disso, estão previstos treinamento e capacitação de servidores, melhoria de processos, regularização imobiliária, regularização ambiental, obras e estrutura para atendimento às exigências sanitárias e de segurança, aquisição de equipamentos e tecnologias.

Todas essas ações visam garantir a qualidade e a segurança da assistência universal e gratuita ofertada à população pela Fhemig, por meio da implantação de uma cultura organizacional de melhoria contínua, da modernização e do desenvolvimento institucional.

Parceria

A entidade parceira deverá ser qualificada como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), classificação concedida pelo Estado de Minas Gerais que habilita associações e fundações sem fins lucrativos a celebrarem termo de parceria com o Governo para atuarem, em cooperação, na execução de políticas públicas, com o objetivo de melhorar os serviços oferecidos à sociedade.

Desde 2003, Minas Gerais utiliza esse modelo em diversas áreas, como educação, cultura, esporte, meio ambiente, prevenção social à criminalidade, entre outras. O Estado buscou a construção de um processo de seleção pública objetivo, impessoal e transparente, visando à escolha da entidade com melhor perfil para atuar no objeto da parceria.


Por Fernanda Moreira Pinto

Links úteis

Credenciamento de profissionais médicos
EaD Fhemig
Banco de Leite Humano
Doe Orgãos
Protocolos Clinicos
Redes Sociais

Processos seletivos - Notícias

Documentos

  • Programa de prevenção à corrupção
  • Canal denúncia CGE-MG
  • Declara SUS
  • Portal do Servidor MG
  • SEI/MG
  • Gestão do cuidado - COVID-19