20/08/2019

João XXIII inicia utilização de gás gerando economia e menos poluição ao meio ambiente

O João XXIII, recentemente, se tornou o primeiro hospital da região hospitalar de Belo Horizonte a utilizar o gás natural para abastecimento de caldeira e consequente aquecimento de água para o banho dos seus pacientes e servidores. Uma economia de aproximadamente 40% em relação ao valor pago anteriormente para a aquisição do óleo BPF, segundo dados do Armazem/Siaf.

De acordo com o gerente administrativo do hospital, Leonan Felipe Santos, a caldeira foi adquirida há mais tempo, porém o equipamento passou a operar somente no último mês de julho, já que a região não possuía gás canalizado disponível. “Foram inúmeras reuniões e intensa negociação, até a Gasmig conseguir concluir a rede de fornecimento, disponibilizando, assim, gás natural canalizado para a unidade”, afirmou. “Resultado da determinação das gestões anteriores e da atual”, ressaltou o diretor do João XXIII, Victor Flecha. 

Além da economia, a caldeira vem gerando vários benefícios ao hospital, como menor tempo para aquecimento da água, fornecimento de água quente durante todo o dia, menor geração de ruídos, maior facilidade no abastecimento, já que é feito por rede e não por meio de caminhões, além da utilização de um combustível menos poluente e ambientalmente mais adequado. Para Victor, uma conquista que vai beneficiar a todos os hospitais da região.

Por Aline Castro Alves