09/10/2019

HIJPII inaugura espaço para entreter crianças que aguardam por consulta

Foi inaugurado, semana passada, no Hospital Infantil João Paulo II (HIJPII), o “Espaço Encantado”, dedicado à “contação” de histórias para as crianças que aguardam atendimento ambulatorial todos os dias na unidade. A ideia surgiu para atender a uma demanda do Conselho de Saúde do HIJPII, que solicitava uma atividade recreativa para esse público.

Segundo a coordenadora da equipe multiprofissional, Carolina Haddad Martins, pensando nisso, no início do ano foi cogitada a possibilidade de uma brinquedoteca, mas acabou sendo logo descartada devido às dificuldades de desinfecção. “Seria complicado, pois atendemos crianças com doenças crônicas, muitas delas com traqueostomia e gastrostomia, o que poderia gerar um risco de contaminação, sem a devida supervisão. Por isso, pensamos em alguma atividade recreativa que não precisasse ter contato com as mãos”.

Foi aí que a pedagoga do hospital, Maria da Penha Barcelos Nascimento, responsável pela elaboração do projeto, teve a ideia “Pensei em algo que pudesse entreter as crianças, mas que também pudesse contribuir, de alguma maneira, com a educação, além de tirar o foco delas do celular e dos aparelhos eletrônicos em geral”.

Após encontrado o espaço, a decoração ficou por conta dos próprios servidores, que tiveram uma ajuda especial do setor de manutenção do hospital, responsável pela pintura do local. A inauguração aconteceu no dia 01 de outubro e o livro escolhido para a estreia foi “O menino de todas as cores”, de Luísa Ducla Soares, que trata sobre a diversidade racial.

espacoencantado hijpii 2

Guilherme, de 10 anos, que esteve no espaço dias depois, aprovou. “Ajuda a estimular a imaginação”. Foi o caso também da Ana Victória, de 5 anos, que, quando crescer, quer ser “médica de bichos e de gente”. Com os olhinhos brilhando e um sorriso no rosto, a garotinha ouvia cada detalhe da historinha da macaquinha que queria dormir na cama dos pais, enquanto aguardava a sua consulta. “Gostei, vou querer voltar”, afirmou ela.

E não foram só as crianças que aprovaram a novidade. Michele Damázio, mãe da Ana Victória, elogiou. “É importante ter um espaço como este, pois dá um descanso para os pais, principalmente quem vem de longe, como eu. Ajuda muito na espera, pois eles ficam impacientes por terem que aguardar para consultar”.

As sessões duram cerca de 40 minutos e acontecem de segunda à sexta, às 07h30, e às terças-feiras, às 13h30. “É um momento para contar histórias, incentivar a leitura, brincar com fantoches. Ou seja, um momento de descontração para distrair as crianças da espera e sem colocá-las em risco”, concluiu a coordenadora da equipe multiprofissional.

Brinquedoteca

O hospital também conta, há muitos anos, com uma brinquedoteca na internação, onde são disponibilizados brinquedos e videogame, e ocorrem atividades de “contação” de histórias, oficinas de artesanato para crianças e acompanhantes, em datas comemorativas, teatro de fantoches, e oficina de dança. Uma forma de ajudar as crianças a se divertirem e distraírem um pouco, enquanto estão em tratamento na unidade.

“Hoje, a gente conta com uma supervisão contínua das recreadoras e a desinfecção desses brinquedos é feita sistematicamente. A criança usou uma vez e esse brinquedo já é retirado para desinfecção”, explicou Carolina Haddad Martins.  

Por Aline Castro Alves