06/11/2019

Nota sobre fumaça no Hospital João XXIII

Na manhã dessa quarta-feira (06/11), por volta das 10 horas, a área hospitalar de Belo Horizonte sofreu um apagão de energia elétrica causado, segundo a Cemig, por uma “manobra emergencial acidental”. Imediatamente, o gerador de energia do Hospital João XXIII foi acionado automaticamente e, nesse momento, houve uma dispersão anormal de fumaça causada pela combustão de óleo diesel, que alimenta o gerador. Essa fumaça teria alcançado o interior do hospital. O Corpo de Bombeiros já esteve no local e constatou que a situação já foi normalizada, não tendo havido nenhuma intercorrência assistencial durante o incidente.


Apesar da fumaça, o gerador do Hospital João XXIII está operando normalmente e passa por constantes vistorias de segurança. Além disso, os equipamentos de sobrevida (principalmente no CTI) possuem bateria própria com autonomia para funcionarem por até uma hora no caso de apagões.

A Cemig ainda informou que a manutenção da rede elétrica da região acontecerá entre as 10h e 12h30 e que, nesse período, podem acontecer outras oscilações na energia.