20/12/2019

Casa de Saúde São Francisco de Assis é habilitada para oferecer Unidade de Cuidados Prolongados

Foi divulgada ontem, 19 de dezembro, a Portaria 3529, que habilita 50 leitos de reabilitação física pós-trauma na Unidade de Internação em Cuidados Prolongados (UCP) da Casa de Saúde São Francisco de Assis (CSSFA), da Rede Fhemig, localizada em Bambuí - MG. A portaria também estabelece recurso do Bloco de Custeio das Ações e Serviços Públicos de Saúde, no montante anual de R$3.567.875,00, a ser incorporado ao limite financeiro de Média e Alta Complexidade (MAC) do Estado de Minas Gerais. Tais recursos orçamentários correrão por conta do orçamento do Ministério da Saúde. A CSSFA é o primeiro hospital público do Estado a oferecer leitos de Cuidados Continuados Integrados (CCI) – metodologia utilizada nas UCP’s - e o sexto no país a adotar essa proposta inovadora.

O serviço oferecido na UCP é de extrema importância para garantir o tratamento do paciente no momento mais promissor para sua reabilitação, ou seja, logo nos primeiros três meses após sua alta hospitalar das unidades de urgência e emergência. Ao mesmo tempo em que ele é atendido nas sessões programadas, sua família é treinada para ajudá-lo nas tarefas diárias, quando voltar ao seu lar. Pessoas que sofreram um acidente vascular cerebral (AVC), traumatismos cranianos, fraturas graves, entre outros casos, podem recuperar sua autonomia e independência funcional de forma parcial ou total, assim como se recuperar de sequelas físicas e neurológicas, se forem reabilitadas no momento certo. Para realizar este atendimento, o serviço conta com uma equipe multidisciplinar, formada por médicos, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, entre outros.

De acordo com o diretor da unidade, Fabrício Giarola Oliveira, a publicação desta habilitação ressignifica a CSSFA dentro da Rede, por meio da consolidação de sua vocação enquanto unidade prestadora de serviço de saúde. “A habilitação é fundamental por vários motivos, desde o aumento significativo da sustentabilidade financeira da unidade, devido ao repasse financeiro que será realizado pelo Ministério da Saúde, até o incremento da produção hospitalar, e conseqüentemente da atenção à saúde para a população de 54 municípios (1.167.306 habitantes), componentes da Região Ampliada Oeste de Minas Gerais, para qual somos prestadores de serviço”, explica.

Sobre a UCP

A CSSFA admite pacientes encaminhados pelos hospitais de urgência e emergência da região Oeste, que passam por uma avaliação multiprofissional na unidade. Essas pessoas assistidas precisam atender a alguns critérios, como ter vínculo familiar e residência fixa. Isso acontece, porque o tratamento oferecido pela unidade varia entre 30 e 90 dias, previstos em um plano de cuidado individual elaborado pela equipe. Após esse período intensivo, com sessões de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição e demais necessidades apresentadas pelo paciente, este recebe alta e continua sendo monitorado, em casa, pela Atenção Básica.

Os pacientes (ou familiares) que se interessarem, devem procurar a direção do hospital onde estão internados e solicitar a sua transferência para a CSSFA. Pacientes que já estão em casa devem procurar a sua Secretaria Municipal de Saúde para que seja avaliada essa possibilidade e, se for o caso, também serem encaminhados.

Por Anni Sieglitz